As lojas autônomas que operam sem atendentes e funcionamento 24 horas, oferecem praticidade para o consumidor e eficiência operacional para o empreendedor. Além de eliminarem filas e reduzirem custos, esses estabelecimentos proporcionam uma experiência de compra ágil e segura. No entanto, para que funcione de forma eficaz e alcance resultados consistentes, é preciso ir além da tecnologia. Segundo Douglas Pena, sócio-fundador e CRO da Minha Quitandinha, startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, o sucesso de um ponto de venda também depende da escolha estratégica e assertiva do mix de produtos.
Pena explica que o modelo exige um planejamento muito mais estratégico do que o comércio tradicional. “Em uma loja autônoma, cada centímetro de prateleira conta. O espaço é enxuto, sem a necessidade de reposição diária e o cliente espera encontrar exatamente o que precisa com agilidade. Isso exige precisão na escolha dos itens que estarão disponíveis no ponto de venda”, explica.
Para montar um mix assertivo, a Minha Quitandinha combina dados de consumo, análise geográfica e comportamento do público local. O portfólio costuma incluir itens essenciais e de alto giro, como bebidas geladas, snacks, laticínios, alimentos prontos para o consumo, produtos de higiene pessoal e conveniência. No entanto, o grande diferencial está na adaptação do sortimento conforme o local de instalação. “O que funciona bem em um condomínio residencial provavelmente será completamente diferente do que na instituição de ensino ou academia. Nosso time analisa cada ponto para entregar um mix personalizado e relevante”, complementa Pena.
O sócio-fundador da rede, que já conta com mais de 400 unidades, compartilha dicas para ajudar na montagem de um mix de produtos eficiente em lojas autônomas. Confira:
- Conheça o público
Antes de definir os produtos, é fundamental entender quem circula no local, se são moradores, profissionais ou estudantes. Isso influencia diretamente o tipo de produto que terá maior saída.
- Priorize itens de alta rotatividade
Produtos que vendem com frequência garantem giro de estoque e evitam perdas, como snacks, refrigerantes, água e chocolates geralmente apresentam boas vendas em diversos pontos.
- Aposte nas categorias essenciais
Alimentos prontos, bebidas, produtos de higiene pessoal, itens de emergência (como absorventes, curativos e carregadores) são sempre bem-vindos e geram valor para o consumidor.
- Monitore o desempenho constantemente
Use dados para entender quais itens têm melhor desempenho, e quais são campeões em determinadas faixas de horário ou dias da semana. Acompanhe mudanças de tendências e novos produtos, o mix pode ser alterado com o passar do tempo, a depender do comportamento dos consumidores e do mercado.
- Teste e inove com frequência
Separe uma pequena parte do mix para experimentar novidades, marcas locais ou produtos sazonais. Isso ajuda a surpreender o consumidor e identificar novas oportunidades.
com informações Markable_foto_Wilson-Ohata