O Parque Tecnológico de São José do Rio Preto – Unidade Centro Incubador de Empresas (CIE) Prof. Rui Dezani está recebendo nesta semana, até a próxima sexta-feira (19), o Curso Empreenda, do Sebrae, uma capacitação estratégica voltada ao fortalecimento e ao desenvolvimento das novas empresas pré-incubadas.
A ação integra um pacote de cursos e mentorias adquirido pela Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objetivo de ampliar as competências empreendedoras, gerenciais e mercadológicas dos negócios apoiados, complementando o Programa de Desenvolvimento de Empresas já oferecido pelo Parque Tecnológico.
Metodologia alinhada
Ministrado pelo Sebrae, o Curso Empreenda é direcionado especialmente às empresas ingressantes na fase de pré-incubação, oferecendo uma base estruturada para o desenvolvimento do modelo de negócio.
A metodologia é fundamentada em boas práticas de empreendedorismo, gestão e inovação, com conteúdos como validação de ideias, proposta de valor, análise de mercado, estruturação financeira, gestão empresarial e comportamento empreendedor. A capacitação é alinhada às diretrizes do CERNE (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos), contribuindo diretamente para os eixos Empreendedor, Mercado, Gestão e Capital.
Redução de riscos
Realizado em formato intensivo, o curso permite que os empreendedores desenvolvam competências essenciais para a estruturação inicial de seus negócios, reduzam riscos e ampliem as chances de sucesso no processo de incubação.
Ao todo, 12 das 14 startups que aderiram recentemente ao Parque Tecnológico na modalidade de pré-incubação participam da capacitação.
“A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria de Planejamento por meio do Parque Tecnológico, com a qualificação contínua dos empreendimentos, a mensuração da eficácia das ações de desenvolvimento e o fortalecimento do ambiente de inovação regional, em consonância com as diretrizes metodológicas do Sebrae e do modelo CERNE”, destaca o Secretário da pasta, coronel Mauro Alves dos Santos Júnior.
O Parque Tecnológico é mantido pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação.
CIE Prof. Rui Dezani
O Centro Incubador de Empresas – CIE Prof. Rui Dezani é um dos equipamentos que integra o Parque Tecnológico. Inaugurado em janeiro de 1999, acolhe empresas iniciantes de base tradicional e tecnológica, com o objetivo de apoiar a estruturação dos negócios e o desenvolvimento dos empreendedores.
Desde 2017, o CIE passou a integrar a estrutura do Parque Tecnológico, por meio de acordo de cooperação para a gestão do Parque entre o município de São José do Rio Preto e a Empro Tecnologia e Informação.
Além da estrutura física para implantação de novos negócios, o CIE oferece suporte por meio de consultorias, treinamentos e mentorias, auxiliando as empresas na consolidação de eixos estratégicos como gestão, mercado, capital e tecnologia, incluindo apoio à elaboração e implantação do Plano de Negócios e do Planejamento Estratégico. O CIE atua nas modalidades de atendimento: incubação residente e incubação com acompanhamento remoto.
Homenagem
Em 2019, ao completar 20 anos de atuação, o Centro Incubador passou a levar o nome do Professor Rui Dezani, falecido em novembro de 2017. Docente da Fatec de Rio Preto, Rui Dezani dedicou sua trajetória ao desenvolvimento tecnológico e ao fomento de novos negócios e empreendimentos inovadores.
com informações e foto SMCS

