Motoristas e profissionais de apoio do transporte escolar da rede municipal de São José do Rio Preto passaram nesta terça-feira (27), por um treinamento sobre primeiros socorros. A capacitação reuniu 120 motoristas e 70 profissionais de apoio e foi ministrada pelo cabo PM Gustavo Corrêa, do Corpo de Bombeiros, integrante do 13º Grupamento.
Durante o encontro, foram abordadas situações que podem ocorrer na rotina do transporte escolar, como quedas, desmaios, crises convulsivas, engasgamento, sangramento nasal e mal súbito. Os participantes também receberam orientações teóricas e práticas sobre procedimentos iniciais de atendimento, incluindo massagem cardíaca, até a chegada do socorro especializado.
O cabo Gustavo Corrêa explica que a proposta do treinamento foi preparar as equipes para agir de forma rápida e segura em situações de emergência. “O objetivo é capacitar motoristas e profissionais de apoio para prestar os primeiros atendimentos em casos que possam ocorrer dentro do transporte escolar, garantindo mais segurança às crianças até a chegada do socorro”, afirma.
A formação integra um conjunto de ações voltadas à qualificação contínua dos profissionais do transporte escolar. Na segunda-feira (26), os motoristas já haviam participado de outro treinamento, conduzido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com foco em educação para o trânsito e reforço de condutas seguras no transporte de alunos.
Os profissionais de apoio são responsáveis por monitorar as crianças no trajeto e prestar suporte na escola durante o período de aula.
com informações e foto SMCS

