A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) divulga nesta sexta-feira (30) o resultado do Vestibular 2026, um dos processos seletivos mais concorridos do país. A lista de aprovados está disponível nos sites vunesp.com.br e famerp.br.

Ao todo, o vestibular recebeu 14.591 inscrições de todas as regiões do Brasil, que disputaram 160 vagas nos cursos de Medicina (80 vagas), Enfermagem (60 vagas) e Psicologia (20 vagas). Somente o curso de Medicina registrou 13.584 inscritos, o que representa uma concorrência de 170 candidatos por vaga.

Do total de 80 aprovados em Medicina, 71 são do Estado de São Paulo, sendo seis da região de São José do Rio Preto e 22 da Capital. A lista também inclui candidatos de outros estados, sendo três de Goiás, cinco de Minas Gerais e um do Rio de Janeiro, reforçando o alcance nacional do vestibular.

Do total de 60 aprovados em Enfermagem, a maioria é do Estado de São Paulo, sendo apenas uma pessoa de Fronteira, em Minas Gerais. Dentre os aprovados de São Paulo, oito são da Capital e 26 são do Noroeste Paulista, sendo 10 de Rio Preto. E do total de 20 aprovados em Psicologia, todos são do Estado de São Paulo, sendo dois da Capital e um da região de Rio Preto (Fernandópolis).

Vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Governo do Estado de São Paulo, a Famerp é uma instituição pública e gratuita, com desempenho de destaque em avaliações nacionais. Em 2025, a faculdade conquistou nota máxima (5) no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade dos cursos de Medicina no país.

O resultado posiciona o curso de Medicina entre os que apresentam melhor desempenho na avaliação nacional. Na edição mais recente do Enamed, mais de cem dos 351 cursos avaliados receberam notas consideradas insuficientes.

Para o diretor-geral da Famerp, Helencar Ignácio, o desempenho está diretamente relacionado à estrutura de formação oferecida aos alunos. “Os estudantes da Famerp aprendem na prática, em um hospital-escola de alta complexidade, com forte inserção no Sistema Único de Saúde. Essa vivência faz diferença na formação profissional”, afirma.

Além disso, a Famerp acolhe os estudantes em todas as etapas da formação médica, com ensino técnico de qualidade, pesquisa em laboratórios equipados e também com a pós-graduação. “A Famerp obteve desempenho positivo na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao ciclo 2021–2024, consolidando a qualidade de seus programas de pós-graduação stricto sensu”, destaca Ignácio. O programa de Ciências da Saúde manteve a nota 5, os programas de Enfermagem e Psicologia e Saúde tiveram nota 4, cada.

O hospital-escola da instituição é formado pelas unidades do complexo Funfarme, um dos maiores produtores do SUS no Brasil e referência para 104 municípios da DRS-15. Além disso, a Famerp mantém parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para a atuação dos alunos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Na área de saúde mental, a faculdade também conta com clínica-escola de Psicologia, que realiza atendimentos pelo SUS, integrando ensino, assistência e serviço à população.

Segundo o diretor-geral, os investimentos recentes em ensino, preceptoria e acompanhamento acadêmico refletem diretamente na formação dos estudantes. “Cada egresso da Famerp carrega uma responsabilidade pública. O foco é formar profissionais preparados para atuar com qualidade, ética e compromisso social”, completa.

Mulheres dominam as vagas

Do total de 160 aprovados nos três vestibulares, 67 são homens. Do total de vagas oferecidas, 20% são reservadas à Política de Cotas da Famerp. Desse percentual, 65% destinam-se a candidatos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental e Médio na rede pública brasileira (ou EJA em escola pública) e 35% a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, desde que também oriundos exclusivamente da escola pública. O modelo segue diretrizes de inclusão e amplia o acesso ao ensino superior público de qualidade.

Matrícula e próximas chamadas

Os candidatos aprovados na primeira chamada devem realizar a pré-matrícula on-line nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2026, das 10h às 23h59, por meio de link que será enviado pela Famerp ao e-mail cadastrado no momento da inscrição.

A matrícula presencial, com apresentação da documentação original, ocorre em 5 de fevereiro de 2026, das 9h às 16h, no Pavilhão Fleury, no campus da Famerp. A segunda chamada do vestibular será divulgada em 9 de fevereiro de 2026, a partir das 10h, no site da Fundação Vunesp.

com informações e foto assessoria de imprensa Famerp