Rio Preto iniciou nesta segunda-feira (09), a vacinação contra a dengue em profissionais da Atenção Básica. O município recebeu no último sábado (07), o primeiro lote com 871 doses da vacina Butantan-DV, produzida pelo Instituto Butantan.
A vacinação começou pela UBS Eldorado, onde 56 profissionais vão receber a dose. A primeira imunizada foi a pediatra Camila Fochi. “Eu fico muito feliz enquanto cidadã, de poder receber essa primeira dose, já estava na expectativa. Também fico contente por representar a classe médica e incentivar meus pacientes”.
Pela manhã, também foram imunizadas a secretária executiva da unidade, Ana Paula Militão, a agente de saúde Elenice Aparecida Gianini e a enfermeira Emiliana Pereira, que destacou a importância do momento:
“É um privilégio para mim, e, como enfermeira, fico emocionada com esse momento. É uma vitória. A população também precisa ver o quanto essa vacina é importante. Esse é o nosso caminho, incentivar cada vez mais a vacinação”.
A vacina Butantan-DV protege contra os quatro sorotipos da dengue e possui esquema vacinal de dose única.
O secretário municipal de saúde, Rubem Bottas, visitou a unidade e relembrou que as notificações por dengue diminuíram 95% de 2025 para 2026. Ele também comemorou a chegada do novo imunizante:
“Estou feliz de estar aqui hoje. Nós estamos fazendo uma virada de chave na forma de tratar a dengue. É uma vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, com apoio do Instituto de Virologia da Farmerp. É a pesquisa e a tecnologia, trazendo uma proteção extra”.
A gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Barcelos, destacou que a vacina do Butantan representa uma oportunidade para ampliar ainda mais a vacinação em Rio Preto:
“Com a chegada da vacina do Butantan, nós temos a possibilidade de ampliar gradualmente a proteção para toda a população. Já usamos uma vacina que é restrita a adolescentes de 10 a 14 anos e agora temos um novo marco, que é uma vacina 100% brasileira”, disse.
De acordo com o Ministério da Saúde, responsável pelo Programa Nacional de Imunização, a Butantan-DV será ampliada para a faixa etária de 15 a 59 anos, contemplando um número maior de pessoas.
Para a faixa etária de 10 a 14 anos, Rio Preto conta com o imunizante Qdenga, disponível para todas as unidades básicas de saúde do município.
Com informações e foto SMCS

