No mês de fevereiro, o Sesc Rio Preto convida o público a vestir a fantasia e cair na folia com sua tradicional programação de Carnaval. Até o dia 17 de fevereiro, a unidade oferece uma série de atividades gratuitas que celebram a diversidade cultural, a música brasileira e o brincar coletivo, com atrações pensadas especialmente para crianças, pessoas idosas e famílias, em diversas linguagens, como música, tecnologias e artes.
As crianças têm lugar de destaque na programação. Nos dias oficiais da folia (14 a 17/2), o “Quintal da Batucada” transforma a área externa em um espaço de acolhimento e diversão para os pequenos foliões, com música, brincadeiras carnavalescas, cantinho dos espelhos para retoques na fantasia e até local para descanso. Já no “Do Ateliê para Matinê”, o carnaval se torna ponto de partida para a criação artística, por meio da confecção de adereços como máscaras, colares e tiaras, valorizando a imaginação, a cultura popular e o reaproveitamento de materiais. Os bebês também entram no ritmo com o “Batuca Bebê”, vivência musical que estimula os sentidos e o desenvolvimento integral dos pequenos por meio de sons e movimentos.
Ainda para o público infantil e suas famílias, as oficinas “Adereços Divertidos” e “Bailinho de Máscaras” propõem experiências manuais e criativas que culminam em muito brilho, cor e diversão, inspiradas tanto no carnaval brasileiro quanto nos tradicionais bailes de Veneza. São atividades que convidam crianças de todas as idades a criar e brincar juntas.
A programação musical reúne diferentes expressões do carnaval e da música popular brasileira em shows gratuitos no ginásio da unidade. A abertura fica por conta da banda “Chiquita Bacana”, que revisita marchinhas clássicas e sucessos do samba e do frevo. O “Baile do Moreira” presta homenagem ao lendário Moraes Moreira, em um espetáculo que passeia por diversos ritmos brasileiros, enquanto o “Grupo Sinhá” apresenta um samba marcado pela ancestralidade e pela tradição afro-brasileira. O axé toma conta do espaço com o show do grupo “Diga Bahia”, e o encerramento acontece com o “Bloquinho Kombinados”, uma matinê musical especialmente pensada para as crianças, mas que conquista todos os públicos.
As pessoas idosas também participam ativamente da festa como protagonistas da criação carnavalesca. As oficinas de “Fantasias e Adereços” estimulam a produção de figurinos com materiais reciclados, enquanto a vivência “Na Batida do Samba” propõe o aprendizado coletivo do ritmo, resultando na formação de uma pequena bateria que fará o cortejo de abertura do carnaval do Sesc.
A programação se amplia ainda mais com atividades que unem tecnologias, artes e movimento. Na oficina “Fabriqueta de Bótons Carnavalescos”, o público pode criar peças gráficas personalizadas com temática da folia. A “Micareta – Just Dance & Realidade Virtual” combina dança, jogos digitais e experiências imersivas em realidade virtual, promovendo interação e descontração. Já a vivência “Faz Teu Brilho” espalha pelo Sesc demonstrações de automaquiagem carnavalesca, convidando crianças, jovens e adultos a explorarem cores, glitter e criatividade.
Com atividades gratuitas, vagas limitadas em algumas ações e clima de festa, a programação de carnaval Vem pra Folia, no Sesc Rio Preto, reafirma o compromisso de acesso à cultura, o incentivo à expressão artística e a valorização do carnaval como manifestação popular que conecta gerações. A programação completa pode ser conferida na unidade e nos canais oficiais do Sesc – https://www.sescsp.org.br/unidades/rio-preto/
Com informações e foto assessoria de imprensa do Sesc Rio Preto

