Conselho de Alimentação Escolar de Rio Preto toma posse hoje (12)

Foto: SMCS

Da Redação

A prefeitura de Rio Preto realiza hoje (12), às 14 horas, a posse dos novos membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), com mandato de quatro anos. A cerimônia será realizada na Secretaria de Educação.

O CAE tem entre as suas atribuições zelar pela qualidade dos alimentos e cardápios oferecidos nas escolas da rede municipal de ensino e acompanhar e fiscalizar o cumprimento dos princípios e diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O trabalho do conselho é fundamental para que o município receba o repasse do PNAE, que em 2019 deve passar de R$ 5,5 milhões. O objetivo do programa é oferecer alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional nas escolas públicas. O repasse é feito em dez parcelas mensais e uma das exigências para a transferência dos recursos é a ação contínua do conselho municipal.

O Conselho de Alimentação Escolar é composto por 14 membros, sete deles titulares e sete suplentes, representando o Poder Executivo, as entidades de trabalhadores da Educação e estudantis, pais de alunos e entidades civis.

A secretária de Educação, Sueli Costa, afirma que o conselho acompanha a alimentação escolar em todas suas etapas e faz o encaminhamento das demandas. “Os integrantes do conselho fazem visita às escolas, veem o que é ofertado, o cardápio, o preparo, a estrutura da cozinham o atendimento, o preparo. Depois, fazem o registro da visita e, quando há algo a ser melhorado, já fazem a solicitação aos setores responsáveis”, afirma.

Depois da posse, os membros titulares do CAE se reúnem para eleger a diretoria. Os integrantes do conselho vão passar ainda por capacitação, que tem início já no primeiro semestre. 

Conselho de Alimentação Escolar – Membros

  • Representantes do poder Executivo:
    Titular: Ana Beatriz Frata Bronca
    Suplente: Eliana Aparecida Najem Racaneli

    • Representantes das entidades de trabalhadores da Educação e de discentes:
    Titulares: Odair Araújo da Silva e José Divino da Silva
    Suplentes: Celso Aparecido de Cerqueira Barreiro e Vera Lúcia Amorim

    • Representantes de pais de alunos:
    Titulares: Daniel Cardoso Martins e Maria Isabel Gomes de Araújo Santos
    Suplentes: Ariovaldo Soriano de Castro e Rubens Caruso Neto

    • Representantes das entidades civis:
    Titulares: Andréia Aparecida Domingues Torres e Simone Cristina Alfredo Camilo
    Suplentes: Cleuza Maria Idalgo Ferreira Abib e Fabiane Lourensato Garcia

Fonte: SMCS

Deixe um comentário