Foto: Ilustrativa 

Da Redação

Estão abertas as inscrições para o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e pelo Sesc São Paulo. Companhias, produtoras, grupos e artistas independentes do Brasil e do exterior podem enviar o material de seus espetáculos e projetos.

 As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do site do festival, fitriopreto.com.br, até às 23h59 do dia 20 de janeiro. No site estão disponíveis o regulamento completo e demais instruções para a inscrição. As categorias são: Internacional (espetáculos e projetos de outros países); Nacional (espetáculos e projetos de todo o território nacional, exceto São José do Rio Preto/SP) e Cena Rio Preto (espetáculos e projetos exclusivamente da cidade).

 A categoria Cena Rio Preto oferece aos inscritos três opções de participação. Em Apresentações, as peças selecionadas realizarão duas sessões durante o Festival. Obras Abertas à Provocação destina-se a espetáculos em processo ou já finalizados, dispostos a receber a contribuição de um artista convidado para reflexões críticas e exercícios da prática teatral. Por fim, propostas embrionárias podem ser inscritas em Abertura de Novos Processos, para receberem contribuições de um profissional das artes cênicas, indicado pelo próprio grupo, em formato de residência artística.

 Após comemorar seus 50 anos em 2019, na edição de 2020 o FIT Rio Preto alcança outra marca importante, sua 20ª edição internacional. Nesse período, se apresentaram no festival mais de 30 países e a representação dos 5 continentes.

 Criado em 1969, como Festival Nacional de Teatro Amador, em 2001 ampliou suas fronteiras e assumiu dimensão internacional, a partir da parceria entre a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e o Sesc São Paulo. Anualmente, o festival apresenta diferentes possibilidades de diálogo com o teatro na contemporaneidade. O evento é um importante espaço de discussão e reflexão sobre as artes cênicas, com a programação de espetáculos e atividades formativas voltada à democratização da produção, ao acesso e à fruição dos bens e serviços culturais. Em 2020 o FIT Rio Preto acontece de 2 a 11 de julho.

Link para fotos: https://drive.google.com/drive/folders/15QWFqPozLlgOErKoRLfYenbubzjIgZ8J?usp=sharing

Fonte: SMCS

Deixe um comentário