Foto: SMCS

A Secretaria de Assistência Social de Rio Preto participou da vacinação  contra a Covid-19 de 153 idosos e 166 trabalhadores de asilos na última semana em Rio Preto:

  • Lar São Vicente de Paulo: 30 idosos e 48 trabalhadores;
  • Lar de Betânia: 39 idosos e 27 trabalhadores;
  • Asilo de Schmitt: 66 idosos e 62 trabalhadores; e
  • Lar Esperança: 18 idosos e 29 trabalhadores.

A ação foi realizada pela Secretaria de Saúde em lares que abrigam pessoas acima de 60 anos em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria é responsável pelas parcerias com as ILPIs da cidade. Além disso, faz acompanhamento, monitoramento e a avaliação, do início ao fim, de todo o processo previsto no plano de trabalho dessas instituições.

Profissionais da Secretaria acompanharam de perto e colaboraram com a ação de imunização realizada pela equipe da Saúde; no total, foram aplicadas 319 doses da CoronaVac nos idosos e funcionários dos lares.

Segundo a coordenadora de Proteção Social Especial da Secretaria, Janaina Simão, esse trabalho conjunto com a Saúde é de extrema importância e fortalece as ações da prefeitura. “Os idosos estavam muito ansiosos por este momento. A vacinação para eles é sinônimo de saúde; foi gratificante ver tamanha felicidade e suas esperanças renovadas”, comenta a coordenadora.

Maria de Lourdes, 69 anos, foi a primeira a receber a dose da vacina no Asilo de Schmitt. Há nove anos ela faz parte dos acolhidos pelo Asilo e se mostrou muito feliz com a chegada da vacina. “Fiquei muito empolgada, sinto que a angústia acabou no meu coração. Agora me sinto mais segura e protegida”.

A secretária Helena Marangoni aprovou a vacinação prioritária dos idosos, pois é natural que se sintam inseguros sem a imunização. “Nosso sentimento é de alegria, pois considero mais um importante passo essa etapa da vacinação nos lares de Rio Preto. Estamos falando de pessoas prioritárias e a vacinação reduz os riscos de internação e morte causados pela covid-19”, finaliza a secretária.

 Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS

Deixe um comentário