Foto: Ilustrativa 

Por conta do lockdown em Rio Preto houve uma queda de mais de 50% do número de usuários no primeiro dia da volta do transporte coletivo que aconteceu nesta segunda-feira (22).  As linhas do transporte urbano registraram 20.984 embarques, esse total representa uma queda de 51,09% na comparação com o registro da terça-feira da semana passada dia 16 de março, último dia antes do inicio do lockdown – quando 42.907 utilizaram o sistema.

Estes dados fazem parte do sistema de bilhetagem dos ônibus, que é monitorado diariamente pela Secretaria de Trânsito de Rio Preto.

Mesmo com a queda do número de passageiros, a oferta de linhas e rodadas foi mantida no nível praticado antes da pandemia, sendo a pasta, são 80 linhas com a mesma quantidade de partidas e chegadas de fevereiro de 2020.

Histórico – Essa é a segunda grande queda no número de usuários registrada apenas no mês de março deste ano. No primeiro dia do mês, o índice de ocupação era de 60.971, nível que registrou quedas diárias até chegar a 46.117 no dia 15 de março, primeiro dia da fase Emergencial do Plano São Paulo.

Antes da pandemia, o sistema transportava, em média, 93 mil passageiros nos dias úteis – de segunda a sexta-feira.

“A oferta foi mantida (nesta segunda) para obedecer o decreto a respeito do distanciamento e da proibição de passageiros em pé. Agora nós seguimos monitorando o sistema para analisar se há necessidade de adequações como inclusão e corte de horários ou até oferta de ônibus extras, como ocorreu nesse primeiro dia”, salientou o secretário de Trânsito de  Rio Preto, Amaury Hernandes.

Carros Extras – Além de utilizar 100% da frota com tabela horária de antes da pandemia, o consórcio responsável pelo transporte urbano também oferece, a pedido da Secretaria de Trânsito, ônibus extras para diminuir o tempo de espera no terminal.

Só nesta segunda, foram incluídos 29 veículos nas linhas mais movimentadas como Shopping Iguatemi, Santo Antônio, Eldorado, Débora Cristina, Nova Esperança, Solo Sagrado e Jardim Maria Lúcia.

Restrições – O lockdown em Rio Preto segue até o dia 31 de março. Nesse período, o uso do transporte público é limitado aos trabalhadores de serviços essenciais. Para utilizar os ônibus, o passageiro deve portar a declaração preenchida e assinada pelo empregador. O modelo do documento está disponível no site da Prefeitura no endereço www.riopreto.sp.gov.br.

Fiscalização – A fiscalização do cumprimento das restrições à circulação de pessoas está sendo realizada pela Guarda Civil Municipal e pela Vigilância Sanitária.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS

Deixe um comentário