• Paranhos comemora inclusão de garis como prioritários na vacinação_FOTO_Sérgio SAMPAIO_JT

O Ministério da Saúde decidiu incluir trabalhadores de limpeza urbana (garis e coletores de lixo) no grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19, essa inclusão contra na versão atualizada do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Segundo Sergio Paranhos, presidente do SETH (Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade), esse anunciou é uma grande vitória para a categoria, pois estes trabalhadores não pararam em momento nenhum da pandemia e diariamente colocam sua saúde em risco mantendo as cidades limpas e recolhendo os resíduos sólidos (lixo).

O sindicalista relembrou que no mês passado encaminhou pedido para o prefeito Edinho Araújo (MDB) e para o secretário da Saúde, Aldenis Borin, solicitando a inclusão dos trabalhadores de coleta de lixo e da varrição de ruas e praças.

No Estado de São Paulo os sindicatos junto com a FEMACO (Federação dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação Ambiental, Urbana e Áreas Verdes do Estado de São Paulo) vêm fazendo pressão junto ao governo do Estado. E nacionalmente a FENASCON (Federação Nacional dos Trabalhadores em Serviços de Asseio e Conservação Ambiental, Urbana e Áreas Verdes) fez a pressão junto ao Ministério da Saúde.

A FEMACO fez diversas intervenções para demonstrar a importância da inclusão destes trabalhadores e por estarmos em São Paulo que é o Estado com maior número de trabalhadores do país – foi conseguido passar esse entendimento para  Ministério da Saúde.

A confirmação da inclusão esta categoria foi noticiada na última terça-feira (20) pela CNN Brasil que afirmou que o documento do Ministério da Saúde estima aproximadamente 255.256 trabalhadores que serão beneficiados e se juntaram aos demais grupos considerados prioritários para receber o imunizante contra a Covid.

“Eu tenho certeza que quando os trabalhadores estão unidos, eles conseguem o reconhecimento da parte pública. Quando os trabalhadores não estão unidos isso fica muito difícil. Isso é mais um chamamento para que os trabalhadores estejam juntos com seus sindicatos”, finalizou Paranhos.

O documento final com o novo enquadramento dos grupos prioritários para serem vacinados deve ser divulgado nesta sexta-feira (23) pelo Ministério da Saúde.

Paranhos espera essa divulgação oficial para saber a partir de quando os trabalhadores poderão a começar a ser vacinados.

Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal do Trabalhador com informações Ag. Brasil e CNN Brasil

Deixe um comentário