A Secretaria Municipal de Educação de Rio Preto, anunciou no início nesta sexta-feira (23), a retomada das atividades escolares de forma opcional, segura e gradual a partir do próximo dia 9 de agosto.

Terão prioridade no atendimento os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino de Jovens e Adultos – EJA (entre 6 e acima de 15 anos) com baixo rendimento, dificuldades de aprendizagens e que não deram devolutivas regulares das propostas e atividades.

Formato – Esse atendimento poderá ser organizado de forma individualizada e/ou por agrupamentos de até 35% e respeitando o distanciamento de 1,5m. Serão desenvolvidas atividades de recuperação e aprofundamento das aprendizagens com esses alunos.

Infantil – Os alunos matriculados nas creches e nas escolas de Educação Infantil (0 a 5 anos) deverão ser recebidos pelas unidades escolares para acolhimento, ambientação e adaptação de forma escalonada. As aulas para esse segmento deverão ser retomadas a partir do dia 20 de setembro, após todos os professores terem recebido a segunda dose da vacina contra a covid-19.

“Todos os alunos passarão por uma avaliação diagnóstica, para sabermos o nível de aprendizagem e quais conteúdos precisam ser reforçados. Estamos trabalhando para um retorno gradual das atividades, seguro, opcional e eficaz. Estamos dando um grande passo e para isso contamos com o apoio das famílias e dos profissionais da Educação”, afirmou a secretária de Educação Fabiana Zanquetta.

Investimento – Para o retorno das atividades presenciais, a Secretaria de Educação investiu cerca de um milhão de reais na compra de equipamentos de proteção individual. “Estamos seguindo todos os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias para evitar o contágio. Nossos professores foram vacinados, cerca de 25% já receberam a segunda dose e outros 75% deverão receber na primeira semana de setembro. Sabemos da importância da escola no desenvolvimento da criança, mas sempre nos apoiamos na ciência e na saúde como prioridade”, destacou a secretária.

Merenda e transporte escolar –  Os pais de todos os alunos da rede serão consultados sobre a necessidade de alimentação na escola e se precisarão do transporte escolar para participar das atividades presenciais.

Os alunos do Ensino Fundamental e EJA poderão se alimentar na escola, a merenda será servida para todos os alunos que fizerem essa opção. Para os alunos das creches e Educação infantil continuará sendo oferecido o kit-alimentação.

O transporte escolar será disponibilizado para as famílias que necessitarem e que atendam aos critérios estabelecidos.

Calendário:  

  • Dia 26/07 – início do planejamento escolar dos professores da rede municipal
  • De 27/07 a 17/09 – Acolhimento, ambientação e adaptação de forma escalonada para os alunos das creches e educação infantil
  • De 27/07 a 30/07 – Início da consulta sobre a adesão da merenda na escola e transporte escolar
  • Dia 09/08 – Início das atividades escolares presenciais para alunos do Ensino Fundamental e EJA com dificuldades de aprendizagem
  • Dia 30/08 – aplicação da avaliação diagnóstica em rede para avaliar o nível de aprendizagem
  • Dia 27/8 – Prazo final para a consulta de intenção de retomada das atividades presenciais para educação infantil
  • Dia 20/9 – retorno das atividades presenciais para alunos das creches e educação infantil.

Documento orientador

https://drive.google.com/file/d/1D51yqwQoOxKyMqeuidCCf5fUvHvkPlmE/view

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS

 

Deixe um comentário