O Sindalquim (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Químicas e Farmacêuticas) fechou o Acordo Coletivo para os trabalhadores da usina Vale de Onda Verde.
Segundo João Pedro Alves Filho, presidente do sindicato, apesar das crises: sanitária em decorrência da Covid-19, a econômica e a hídrica essa última que afeta diretamente a produção do setor foi conquistado 100% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do período 10,42% que será reajustado de uma única vez.
“Perante a realidade consideramos que foi um Acordo razoável”, salientou o presidente.
O reajuste passa a valer a partir de 1º de setembro data base dos trabalhadores desta unidade. Está é a única negociação do Etanol do segundo semestre.
PLR – outra conquista nas tratativas deste ano foi a definição do pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) que será corrigida em 50% da média da variação do preço do Etanol em 2021.
A Sindalquim conseguiu a manutenção de todas as cláusulas sociais – nos próximos dias será confeccionado e entregue uma cartilha contento todas as cláusulas do novo Acordo que vai vigorar até 2022.
Etanol 2021 – No que diz respeito a todas as negociações do setor do Etanol, as 15 com data mais em maio e mais um agora em setembro – houve conquistas. Alves Filho destaca que existem momento que se pode avançar e outros que tem que recuar. E com tudo isso foi conquistado à manutenção de todos os direitos.

Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal do Trabalhador

Deixe um comentário