A partir desta segunda-feira (20) o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Rio Preto retoma na sua totalidade o corte de água por não-pagamento das contas.

Segundo Viviam Begiora, coordenadora de faturamento do Semae, foram emitidas 926 supressões de água no cavalete, esse número está alto por causa do acúmulo de corte suspensos provocado pelo período do PPI (Programa de Parcelamento Individual), quando parte das supressões não foi realizada.  Ainda segundo ela, mensalmente são emitidas, em média, 4 mil supressões, sendo que 2 mil são executadas.

Comunicação – Antes do corte, o Semae avisa por telefone, SMS e abordagem na própria conta, alertando o usuário de que há débitos a ser saldados e do risco do corte no abastecimento.

Viviam explica porque é importante pagar em dia. “A inadimplência é computada nos cálculos de reajuste de tarifa, de modo que a permissividade com os consumidores que atrasam o pagamento da conta onera todos os usuários, já que isso pode refletir em um índice maior no aumento anual da conta. Por isso, o Semae desenvolve permanentemente campanhas de conscientização do uso racional da água e da importância do pagamento em dia. Assim, o preço de seus serviços será justo, possibilitando novos investimentos.”, finalizou a coordenadora de faturamento.

O corte de abastecimento de água é medida extrema que o Semae adota em casos de inadimplência, de consumos habitualmente excessivos ou em reiterado não-pagamento de contas.  A interrupção do fornecimento de água por inadimplência pelo Semae cumpre as diretrizes da Lei Federal 11.445/07 (Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico).

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações Semae

Deixe um comentário