A programação celebrativa do mês da Consciência Negra em novembro já começou a ser traçada na última sexta-feira (8), com reunião na Secretaria de Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia de Rio Preto, convocada pelo Núcleo de Enfrentamento ao Racismo e ao Preconceito (NERP), de Rio Preto.

Representantes das várias  pastas municipais atenderam o chamado da secretária Maria Cristina de Godói Augusto e do presidente do Conselho Afro Darok Viana, para discutir as ações que vão marcar a conscientização da igualdade racial.

 Estavam presentes na reunião representantes da Assistência Social, Comunicação, Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Saúde, Mulher, Trabalho e Emprego. O coordenador da Igualdade Racial, Rodrigo da Silva apresentou algumas das ações já definidas no calendário do Núcleo. Os participantes expuseram quais ações já são desenvolvidas nas respectivas pastas quanto ao combate ao racismo.

 “Fizemos um convite a todas as pastas que têm cadeira no Conselho, para que cada uma pudesse propor e executar ações para agregar ao calendário do Novembro  Negro, tendo em vista, que essa articulação intersecretarial é um pedido do prefeito Edinho,” salientou Maria Cristina.

 “A troca de ideias foi bastante frutífera, recebemos boas  propostas de ações para promover a igualdade racial e celebrar o orgulho negro,” completou o coordenador de Igualdade Racial.

 Além da secretária Cristina, de Darok Viana e do coordenador Rodrigo, estavam participando Denise Ferreira (vice-presidente do Conselho Afro); Ariane dos Santos (Conselho Afro); Sueli S.R.de Jesus (Cultura); Andréia Made e Nalva de Brito (Assistência Social); Ana Paula Castro (Educação); Iara Ito e Durval Costa Filho (Esporte e Lazer); Rafael Santos (Trabalho e Emprego); Priscila Cardoso (NERP), Rafaela Souza (NERP) e Maria Eduarda Tavares (NERP).

 Ficou definida para o próximo dia 21 uma segunda reunião de entrega das propostas que cada pasta poderá executar. “Essa articulação é um marco dentro das políticas públicas da cidade,” afirmou Darok.

 Outra reunião foi agendada para o dia 22 para definição de todas as atividades em conjunto.

 “Em reuniões com o Conselho Afro, apresentamos a proposta que de imediato foi aceita: reunir todas as pastas para debater política pública. Muitas ações estão por vir,” finalizou Silva.

 Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS

Deixe um comentário