O SETH (Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade) fechou a Convenção Coletiva para os trabalhadores dos Condomínios e Edifícios.
Segundo Sergio Paranhos, presidente do sindicato, as tratativas tiveram início em junho e foram concluída agora, chegando a um percentual de reajuste de 9% a ser pago retroativo a data base 1º de outubro.
Por sua vez a Cesta Básica ou Cartão Alimentação teve reajuste de 15,6% elevando o valor para R$ 385,00
Outros pontos positivos foram à inclusão da Assistência Médica no qual os trabalhadores tem uma rede de parcerias no qual eles podem ser atendidos, são várias especialidades inclusas além de alguns exames também – Paranhos relembra que este valor fica a cargo do empregador sem ter nada descontado do trabalhador. “Caso esse valor não esteja sendo pago o trabalhador devem entrar em contato com sindicato”, destacou o sindicalista.
Multa dobrada – Com o intuito de preservar o emprego dos trabalhadores do setor foi dobrado o valor da multa dos Condomínios e Edifícios que substituírem seus empregados pelo monitoramento eletrônico para fazer a controle de entrada ou de fluxo do local – anteriormente a multa era de 10 salários e agora a partir desta nova Convenção passa para 20 salários – esse valor é corresponde a cada funcionário que venha a ser demitido.
“Essa regra consta na Convenção Coletiva de Trabalho e hoje Convenção é lei – ela tem força de lei – porque o negociado prevalece sobre o legislado”, salientou Paranhos.
Terceirização – Para que esse tipo de contratação aconteça é necessário um Acordo com o SETH para que seja garantida que a empresa cumpra o que está na Convenção Coletiva vigente – pois estes trabalhadores terceirizados têm os mesmo direitos dos contratados diretamente pelo Condomínio ou Edifício.

Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal do Trabalhador

 

Deixe um comentário