Os frentistas de todo Brasil continuam mobilizados contra proposta que libera o autoatendimento nos posto de combustível, liberação essa coloca em risco cerca de 9 mil empregos na região em Rio Preto e 500 mil em todo país.
Segundo Antônio Marco dos Santos, presidente do Sindicato dos Frentistas de Rio Preto e região, as mudanças constam em emendas a MP (Medida Provisória) 1063 que tramita no Congresso Nacional – esta MP que permite a venda direta de etanol entre usinas e postos e da fidelidade à bandeira de postos de combustíveis. A validade da MP foi prorrogada por mais 60 dias e com isso a mesma tem até a segunda quinzena de dezembro para ser votada.
As emendas que colocam em risco os empregos dos frentistas são de autoria do deputado federal, Kim Kataguiri (DEM-SP) a primeira emenda do parlamentar revoga permite o autosserviço parcial ou integral nos postos de combustível dispensando a intervenção de frentistas ou qualquer outro profissional e a segunda emenda revoga a Lei 9.956 de 2000 que proíbe o autosserviço nos postos de combustível de todo pais. Emendas estas que colocam em risco os empregos dos frentistas e o sustento de suas famílias.
O sindicalista salienta que já foi feita uma conversa com toda a base onde foi entregue também aos trabalhadores um boletim trazendo os prejuízos dessa proposta e a necessidade de todos estarem mobilizados. “Se for necessários teremos que lotar vários ônibus com trabalhadores e ir para Brasília para barrar a aprovação desta propostas”.

Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal do Trabalhador

Deixe um comentário