A Secretaria Municipal de Cultura, inaugurou na última segunda-feira (22) , o Memorial Dinorath do Valle, no saguão da Casa de Cultura Dinorath do Valle.

O Memorial Dinorath do Valle foi instalado no saguão da Casa de Cultura, que leva o nome da homenageada, o descerramento da fita foram realizados pelo prefeito Edinho Araújo (MDB), pelo secretário de Cultura Pedro Ganga; a filha de Dinorath, Moema Kuyumjian; além de parceiros e amigos da homenageada.

O acervo foi organizado pela artista gráfica Moema Kuyumjian, filha de Dinorath, com colaboração de Maria Dalva Pagotto, Cecília Demian, Vera Rezende e coordenação de Expografia do assessor especial da Cultura Jorge Vermelho.

Trata-se de um memorial perene com objetos pertencentes a Dinorath do Valle, tais como: vestido pessoal, bordado por ela; bengala de madeira; escultura de madeira; objetos da mesa de trabalho; troféu São José Risonho, criado por ela; livros; CD; vinil;  bumba-meu-boi; quadro de parede, além de fotos de momentos históricos, adesivadas nos vidros do Memorial.

Durante a cerimônia de inauguração, Ganga relembrou da história da Casa de Cultura que se mistura com a história de Dinorath do Valle.”Dinorath era uma amiga sincera, presença constante na vida cultural e em todas as atividades, além de ser uma profissional sempre disposta a auxiliar os artistas e as questões culturais de Rio Preto.Foi uma grande artista em todas as áreas”, salientou o secretário.

Moema se disse profundamente emocionada com a homenagem que é a criação do Memorial. “Tem muita história. Foi muita emoção escolher os objetos que representam minha mãe. Esta Casa é a casa da Dinorath e cada canto me traz uma lembrança. Cada detalhe aqui neste memorial tem uma vivência. Hoje temos que passar para as novas gerações um pouco do que ela foi e representou para a Cultura”, Moema.

O prefeito Edinho Araújo pontuou a importância da criação do Memorial e anunciou a criação de um decreto para eternizá-lo. “Tudo que fizermos para a Dinorath ainda é pouco, pelo seu tamanho e sua importância. Que a inauguração desse Memorial marque também a retomada da Casa de Cultura, das aulas, das atividades neste espaço totalmente revitalizado, readequado e melhorado para receber a arte e a cultura”, discursou o prefeito.

Teceram homenagens a Dinorath ainda durante a inauguração o escritor Romildo Sant’Anna, a funcionária Maria Eugênia (Magê), Mário Soler, Jocelino Soares, Maria Dalva Pagotto, Vera Rezende, Isabel Ortega.

O local foi reformado e revitalizado em 2019/2020 e entregue finalizado e melhorado em junho de 2020.  Atualmente recebe quase 2 mil alunos em seus núcleos de artes, além de uma série de ações, cursos, evento.

 Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS

Deixe um comentário