A Companhia Hecatombe, de Rio Preto, estreia a versão online de “Vermelhinhos”, espetáculo para as crianças inspirado no universo da escritora Clarice Lispector (1920-1977) e que lança mão do recurso da contação de histórias e da música para falar sobre amizade, sobre encontros e desencontros, finitude e, principalmente, amor e respeito aos animais. A temporada virtual será realizada a partir deste sábado, dia 18, até a próxima quinta-feira (23), com sessões diárias e gratuitas sempre às 16 horas, exceto a última, que será às 20 horas.

 A exibição ocupará os canais do YouTube de coletivos parceiros, além da própria companhia, na seguinte sequência: Cia. Artes das Águas (Ibirá); Cia. Cênica (Rio Preto); Cia. Hecatombe; Escola Livre de Artes (Jales); Abaeté Audiovisual (Rio Preto) e Cia. Talagadá (Itapira), encerrando a Mostra Garagem 2021. Link para acessar transmissões: https://linktr.ee/ciahecatombe

 Sob direção de Linaldo Telles e com dramaturgia de Homero Ferreira, fundador da Hecatombe, a peça é calcada na poesia e, principalmente, nas possibilidades narrativas criadas pelo jogo dos atores. O elenco é formado por Clara Tremura e Luiz Perez, e, na música ao vivo, conta com os músicos e atores Jaqueline Cardoso e Ícaro Negroni. Em cena, um grande armário ambulante de onde saem histórias e personagens reais e animados compõe o cenário.

 A história acompanha a personagem Clarice, que junto de sua casa-armário situada na Rua “A Descoberta do Mundo” e em tom de conversa íntima irá driblar o rabugento Guarda Perseu para narrar sua relação com seus bichos. Ela contará com a ajuda dos personagens-músicos, Macabea e Olímpico, em busca de seu perdão.

 “Os caminhos escolhidos para essa montagem contrastam, de certa forma, com a nossa atual realidade super digital, uma vez que se propõe ao artesanal, à delicadeza da contação de histórias, ao recurso da música tocada e cantada ao vivo na cena”, reflete o dramaturgo. A produção coloca em perspectiva o brincar e o tempo menos acelerado, além de olhar para “coisas estranhas” bem de perto, a exemplo da cena em que um objeto antigo desconhecido das gerações mais tecnológicas é achado na plateia, debaixo de uma poltrona.

 “Ações simples, mas que agarram em cheio o imaginário das crianças e, consequentemente, nos deixam felizes por vermos como o que elas precisam é apenas de uma oferta criativa, um convite à fabulação, para deixar falar, cantar e gritar as suas subjetividades”, pontua Ferreira.

 As filmagens de “Vermelhinhos” foram realizadas no teatro do Sesc Rio Preto pela produtora Abaeté, com direção de Guilherme Di Curzio. As exibições online são viabilizadas pelo Edital ProAC LAB/Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura.

 FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia: Homero Ferreira

Direção: Linaldo Telles

Elenco: Clara Tremura e Luiz Perez/Músicos-atores: Jaqueline Cardoso e Ícaro Negroni

Iluminação: Alexandre Manchini Jr.

Figurinos: Linaldo Telles

Confecção de figurinos: Ivani Cardoso

Preparação de manipulação de bonecos: João Guerreyro

Pesquisa literária: Clarissa Maria

 SERVIÇO:

“Vermelhinhos”, da Companhia Hecatombe – versão online

Dias 18, 19, 20, 21 e 22/12 – sábado a quarta, 16h, e dia 23/12 – quinta, 20h

Link para acessar transmissões: https://linktr.ee/ciahecatombe

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: livre

Grátis

Informações: ciahecatombe.blogspot.com e www.instagram.com/ciahecatombe

 

 Da Reportagem Jornal do Trabalhador

Fonte: assessoria

Deixe um comentário