As crianças de 5 a 11 anos de idade serão vacinadas contra a covid-19, no Brasil, a partir de janeiro. De acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (27), pelo gabinete do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a imunização desse grupo vai começar após a conclusão da consulta pública aberta no dia 23 de dezembro.

A vacinação dessa faixa etária foi autorizada pela Anvisa no dia 16 de dezembro, após relatórios técnicos apontarem que o imunizante da Pfizer é seguro e eficaz para o público infantil. Mas, as doses que já estão no Brasil não podem ser usadas em crianças. A vacina de uso pediátrico tem fórmula diferente. De acordo com o Ministério da Saúde, não será necessário firmar novos contratos com a Pfizer. Isso porque os acordos em vigor já preveem a substituição do imunizante.

Inicialmente, o ministério orientou que a vacinação em crianças de 5 a 11 anos só ocorresse com a apresentação de pedido médico, recomendação contrária à do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, que incentiva a vacinação sem esse tipo de exigência. A Anvisa avalia, agora, documentos enviados pelo Instituto Butantan. Os pesquisadores pedem autorização para aplicar a vacina CoronaVac no público a partir de três anos de idade.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

Fonte: Rádio Nacional

Deixe um comentário