Dois caminhões lotados com 14 toneladas de roupas, água mineral, fraldas e alimentos. Esse é o saldo da primeira fase da campanha rio-pretense de doações em favor das vítimas das enchentes no sul da Bahia. O carregamento dos caminhões ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 7, na sede da Defesa Civil de Rio Preto.

 A adesão superou as expectativas das entidades organizadoras, que foram obrigadas a ampliar os pontos de arrecadação. “É uma alegria para a GCM receber em todas as suas bases às doações da população e contribuir com essa ação”, comentou o diretor da Guarda Civil Municipal, Vitor Cornachioni.

 No início da campanha, apenas a base da GCM no Parque do Rio Preto recebia os donativos, mas, como a adesão popular à campanha foi grande, o atendimento foi ampliado para toda a rede.

 “Esse trabalho conjunto, que envolveu Guarda Civil Municipal, Fundo Social de Solidariedade e Defesa Civil, foi o que possibilitou despachar todo esse volume de doações em praticamente uma semana”, comentou o coordenador da Defesa Civil, coronel Carlos Lamin.

 Destino

As doações carregadas hoje em Rio Preto vão primeiro para São Paulo, de onde seguirão para as cidades do sul da Bahia atingidas pelas enchentes. A principal beneficiada com as doações rio-pretenses será a população de Itamaraju – que fica a 1.493 quilômetros de Rio Preto e a 146 quilômetros de Porto Seguro (BA).

 A estimativa é de que a chegada dos produtos ao destino ocorra na manhã da próxima terça-feira, dia 11.

 “É um privilégio poder colaborar com uma ação tão bonita e importante para as famílias atingidas pelas enchentes”, salientou Sandro Lourencini, proprietário da transportadora que fará gratuitamente o envio das doações.

 Alerta – A Defesa Civil de Rio Preto, por orientação da Defesa Civil do Estado da Bahia, informou nesta sexta também que não é mais necessária a doação de roupas. No momento, as vítimas das enchentes estão precisando de alimentos não perecíveis, água mineral, além de produtos de higiene pessoal e limpeza.

 Nova fase – Começa já nesta sexta-feira a segunda fase de arrecadação, na qual a prioridade será a doação de água mineral; artigos para cama, mesa e banho; produtos de limpeza e de higiene pessoal, além de máscaras descartáveis e álcool gel. “Agora as famílias atingidas começam a reconstruir suas vidas e suas moradias, recuperando a antiga rotina. Agora passamos para um segundo momento da nossa campanha”, explica Lamin.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

Fonte: SMCS

Deixe um comentário