A prefeitura de Rio Preto anunciou na última sexta-feira (07) o Aprova Digital, um passo importante rumo à preservação da natureza e à digitalização e aceleração de seus processos burocráticos. O sistema tem como objetivo tornar digitais os processos burocráticos das prefeituras. Presente em cerca de 40 municípios, em seis estados diferentes, a plataforma traz eficiência, transparência e rapidez a processos como: licenciamento de obras e reformas, licenciamento ambiental e abertura de empresas.

“Todo o processo de análise, aprovação e emissão de alvarás, requerimentos de projetos e obras será digital. O Aprova Digital já é adotado em outras cidades brasileiras e mostrou-se eficiente e de fácil uso para os profissionais da construção civil. A expectativa é reduzir significativamente o tempo de aprovação e análise dos documentos”, salientou o secretário de Obras, Israel Cestari.

O sistema é coordenado pela Secretaria de Obras e integrado com a Empro e a Secretaria da Fazenda. O novo programa permite que todos os processos da secretaria de Obras sejam realizados, a partir desta segunda-feira, dia 10, sem a necessidade de comparecimento na prefeitura ou impressão de papel.

“A cidade como um todo ganha com esse desenvolvimento sustentável. Rio Preto se torna ainda mais inclusiva e digital. O Aprova Digital vai trazer para a Prefeitura de Rio Preto agilidade, transparência e responsabilidade ambiental, já que todos os serviços passam a ser digitais”, afirmou o prefeito, Edinho Araújo (MDB).

De acordo com a engenheira civil da empresa responsável pela implantação do Aprova Digital em Rio Preto, Ana Paula Scramim, serão 29 protocolos disponíveis, todos de forma on-line. “O processo simplifica e reduz o tempo de trâmite; diminui o tempo de atendimento nos balcões; gera agilidade na prestação de serviços ao cidadão e na aprovação; proporciona acesso rápido a documentos para pesquisas e ajustes, conforme solicitação dos técnicos, e estimula a inclusão de tecnologia, além de o sistema ser intuitivo, de fácil resolução e autoexplicativo”, destacou Ana Paula.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Orlando Bolçone, ressaltou a importância do anúncio. “Teremos uma data que será referenciada na história de Rio Preto, pelo avanço civilizatório de mais uma etapa do comprometimento da cidade com o futuro”, finalizou Bolçone.

Os serviços estarão disponíveis a partir do dia 10 de janeiro, através do site: www.saojosedoriopreto.prefemituras.net . A contratação da empresa para implantação do sistema foi feita através de Pregão Eletrônico.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

Fonte: SMCS

Deixe um comentário