Uma experiência imersiva e sensorial em cenários inspirados na obra de um dos maiores artistas do mundo e principal nome do pós-impressionismo. A exposição Paisagens de Van Gogh estará no Iguatemi Rio Preto de 14 de janeiro a 13 de fevereiro, trazendo parte do universo do pintor. A entrada é gratuita e com agendamento prévio.

 O evento é inspirado em cinco das telas mais famosas de Van Gogh, nas centenas de cartas pessoais que escreveu ao longo dos seus (poucos) 37 anos de vida e os 38 lugares em que morou em quatro países. Com recursos de cores, sons e aromas, o visitante poderá conhecer sobre sua vida e impressões do mundo por meio de trechos de suas cartas pessoais, apresentadas por narrador em off.

 “Suas obras com céus estrelados, campos de girassóis, plantações que parecem balançar ao vento, com cores ousadas e traços a frente de seu tempo, nos inspiraram a definir o conceito visual desta exposição”, salientou a idealizadora e curadora da exposição Karina Israel, da consultoria de ambientes interativos YDreams Global, responsável pelo projeto.

 O circuito de visitação inclui oito cenários – seis deles representando, em formato gigante, paisagens retratadas nas telas e, em cada ambiente, diferentes experiências ao som de trechos de suas cartas ao irmão Theo e à sua cunhada Johanna. A viagem pelo universo de Van Gogh começa por uma pequena sala branca, com um postal tridimensional, com texto extraído integralmente de carta do pintor a seu irmão caçula, reproduzindo a sua letra, papel e selo da época.  A visitação segue pelos seguintes cenários: Campo de Trigo com CorvoLabirinto Flor de Íris (Irises como referência),  Praça da Amendoeira, Banho de Lua (obra de referência, Starry Night Over the Rhone), Sinfonia da Noite Estrelada (inspirada na tela Noite Estrelada), Foto Pintada e Bosque de Espelhos.

 Além dos ambientes, no piso superior o visitante ainda pode ver uma última obra: o “Quarto de Arles”, uma instalação de 12m², réplica fiel da tela que retrata o quarto em que o pintor morou durante sua estadia no interior da França. No local é possível se sentir dentro da própria obra e fazer registros fotográficos.

 Esta é a primeira vez que o evento acontece na região de Rio Preto.

 “Nossa expectativa é de que a mostra seja um sucesso de público. Um dos nossos pilares é proporcionar experiências únicas de cultura e lazer. Portanto, a chegada da exposição Paisagens de Van Gogh irá oferecer uma vivência que desperta o encanto de crianças e adultos”, destacou Flávia Lania, gerente de marketing do Shopping Iguatemi São José do Rio Preto. 

 Cuidados Covid – Todos os protocolos de segurança serão seguidos como controle de acesso com grupos reduzidos, mantendo o distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscara facial e higienização constante do ambiente.

 SERVIÇO

Paisagens de Van Gogh, Exposição Imersiva – Gratuita

Shopping Iguatemi São José do Rio Preto – Piso Térreo

De 14 de janeiro a 13 de fevereiro

De 2ª a sábado das 10h00 às 22h00 e domingos e feriados das 12h00 às 20h00

Agendamento de horários: https://bileto.sympla.com.br/event/71073

*As visitas são realizadas apenas por agendamento prévio.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

Fonte: WGB Comunicação

Deixe um comentário