O Viveiro Municipal de Rio Preto promoveu mais uma edição do curso de capacitação de podadores na  última sexta-feira, dia 14.

O curso foi realizado no auditório da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Rio Preto, no Recinto de Exposições, com duração de quatro horas, ministrado pela engenheira agrônoma e especialista em arborização urbana, Larissa Tiago Volpi, chefe do setor de Análise e Laudos do Viveiro. A abertura foi realizada pelo mestre e engenheiro agrônomo Otton Garcia de Arruda, chefe de Divisão da Administração do Viveiro Municipal.

 Perfil do público  – Participaram da capacitação 34 inscritos, sendo que 23 deles se inscreveram para obter a carteira de podadores. Além daqueles que querem exercer a poda como profissão, o curso atrai também outros públicos como três universitários do curso de Engenharia Agronômica, seis universitários de Ciências Biológicas, dois alunos de Arquitetura e Urbanismo, uma voluntária de Grupo de Plantio Corredor Ecológico e ainda quatro funcionários de empresa terceirizada que presta serviços para a Prefeitura, no Parque da Represa.

Objetivo e temasO objetivo é que as boas práticas no manejo da arborização urbana sejam cada vez mais difundidas e executadas, cumprindo a legislação vigente. Durante o curso foram entregues os seguintes materiais impressos aos podadores: Cartilha de Poda, um modelo de requerimento para poda e/ou supressão de árvores, um informativo com as principais leis de arborização vigentes (Lei Federal, Lei Estadual, Normas ABNT relacionadas à Arborização Urbana, Lei Municipal do PDAU (Plano Diretor de Arborização Urbana) e seus quatro decretos regulamentadores;  a Página 5 do Decreto 18.301/2019, que contém o Capítulo IX  sobre Poda de Árvores e a Resolução COMDEMA Nº 004/2021, que esclarece o Uso de Capina Química no município.

Legislação e podasForam abordados os seguintes assuntos: Legislação sobre Arborização Urbana, órgãos envolvidos no licenciamento de supressões e poda de árvores, o que são áreas de preservação permanente (APPs); principais benefícios da Arborização Urbana, Espaço Árvore, a ilegalidade do uso de herbicidas em área urbana (capina química, mata-mato, agrotóxicos, etc).

Sobre a morfologia da arborização urbana e as podas corretas e incorretas foram apresentados os seguintes temas: principais partes das árvores, diferentes formatos naturais de árvores e a importância de respeitar essas formas; técnicas de podas, tipos de podas, podas proibidas (podas drásticas, quadradas, etc); podas adequadas; trabalho em segurança; como ser um profissional arborista especializado; proibição do uso de manilhas/tubos no plantio de árvores; outras infrações como pintar tronco de árvores e amarrar/pregar placas, faixas e objetos em árvores, etc.

Parcerias e novos cursos – Na abertura do evento, o engenheiro agrônomo Otton Arruda explanou sobre a parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo e  o Sebrae para a formalização da profissão e sobre futuros cursos relacionados a esse assunto. Também em datas oportunas serão realizados cursos sobre plantios e avaliação de árvores de risco. Esta edição foi realizada para as pessoas que deixaram o nome numa lista de espera de interessados durante a pandemia. Quem tem interesse em participar da próxima Capacitação de Podadores é só ligar no Viveiro Municipal (17) 3225-9769, deixar o nome completo e telefone(s) para contato, pois uma nova lista de espera está aberta

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

Fonte: SMCS

Deixe um comentário