Em parceria com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a AB Triângulo do Sol está apoiando mais uma campanha de doação de sangue, por meio da veiculação de mensagem nos letreiros eletrônicos existentes nas rodovias: “Doe Sangue, Salve Vidas. @prosangue”.

A ação teve início no dia 21 de fevereiro e seguirá até 2 de abril. O objetivo é fazer com que as pessoas se solidarizem e procurem o hemocentro mais próximo para realizar a doação de sangue. Os estoques em todo o estado de São Paulo estão baixos e a situação costuma se agravar durante o carnaval, período em que as doações reduzem ainda mais devido às viagens.

Quem pode doar – Para ser um doador, é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos de idade); pesar, no mínimo, 50 quilos; ter dormido, no mínimo, seis horas nas últimas 24 horas; estar alimentado (evitar alimentação gordurosa quatro horas antes da doação); e apresentar documento original com foto.

Quem não pode – Não podem doar sangue as pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade; que apresentem evidências clínicas ou laboratoriais das doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids, doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de Chagas; que façam uso de drogas ilícitas injetáveis; e que tenham malária ou mal de Parkinson.

Para mais informações sobre a doação de sangue, inclusive endereços de postos de coleta, acesse o link: http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/cidadao/homepage/outros-destaques/doacao-de-sangue.

 Rio Preto – O Hemocentro de Rio Preto funciona todos os dias das 7h00 às 13h00 e está localizado na Avenida Jamil Feres Kfouri, 80, Jardim Panorama.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

Fonte: SMCS

Deixe um comentário