A Prefeitura de Rio Preto, por meio das secretarias de Educação, Meio Ambiente, Serviços Gerais e Semae, realizou o plantio de 189 árvores em escolas municipais no mês de março, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 23 de março.

Pela parceria, a Secretaria de Educação oferece uma equipe de jardinagem e as ferramentas necessárias para assentar as mudas; a Secretaria de Meio Ambiente fornece as plantas para cada ambiente; a Secretaria de Serviços Gerais oferece apoio logístico; e o Semae, a água.

Além disso, os plantios são sempre realizados com a colaboração dos alunos das unidades, para que eles conheçam as formas de plantar e para que tenham aulas sobre a importância das árvores e seu cuidado para a qualidade de vida.

Uma das 14 escolas contempladas com a iniciativa foi a unidade Eurides Garcia Garcia, no bairro Solidariedade.

“É sempre muito importante plantar árvores, principalmente nas escolas, onde ensinamos as crianças a cuidar desde cedo do meio ambiente”, salientou o prefeito Edinho Araújo (MDB).

Para realizar essa atividade, a escola envia uma solicitação para a Secretaria de Educação e o Meio Ambiente realiza o mapeamento e fornece as mudas.

O plantio realizado na EM Eurides Garcia Garcia envolveu 80 alunos do maternal, da 1ª e 2ª etapa básica, em que foram plantadas 27 mudas de espécies nativas e frutíferas na área da escola. Os alunos produziram placas de identificação para as árvores com materiais recicláveis.

A diretora da unidade Cleri Melo conta que os alunos estavam ansiosos para este evento que envolveu toda a equipe pedagógica “Nós ainda não tínhamos a arborização da escola, então os alunos e até mesmo os funcionários estavam muito ansiosos por esse dia, foi uma grande comemoração para nós. Tivemos o prazer de receber o prefeito Edinho Araújo e a Secretaria da Educação Fabiana Zanquetta. Vamos cuidar muito bem desse presente que nos foi dado!”, afirma.

Após a semeadura, os alunos são orientados sobre o cuidado com as mudas e seguem trabalhando o tema sustentabilidade na sala de aula.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

Fonte: SMCS

Deixe um comentário