No próximo dia 2 de junho, a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de Rio Preto se une em parceria com a ARA (Associação de Reintegração Assistencial) para a realização  do Programa de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência – Emprego Apoiado Rio Preto, um momento de grande expectativa para os frequentadores e que tem como objetivo levá-los à independência financeira e social.

Das 9h00 às 13h00, do dia 2, na sede da ARA, rua dos Catequistas, 240, Vila Anchieta, será realizada uma atividade para promover o programa Emprego Apoiado, um das vertentes da Secretaria da Mulher,  com entrevistas de emprego pelas empresas parceiras,  preenchimento de formulários para cadastramento, fichas, etc. A equipe técnica da PcD estará a postos para tirar dúvidas em relação ao programa emprego apoiado, atualizações de currículos e encaminhamos para preenchimento do laudo caracterizador da deficiência.

A Organização da Sociedade Civil ARA é a responsável pela execução do serviço de referência e atendimento do departamento da pessoa com deficiência da Secretaria da Mulher.  O projeto em Rio Preto existe desde 2010, anteriormente denominado Programa Ser-Eficiente. Desde 2012, passou a ser conhecido como programa Emprego Apoiado.

O intuito do programa é a promoção da inclusão das pessoas com deficiência no município, além da permanência no mundo do trabalho. O programa conta com uma equipe técnica qualificada, composta por psicólogos especialistas e assistentes sociais que utilizam a metodologia do emprego apoiado. São realizados atendimentos e acolhimentos para avaliações e orientações profissionais. Esse apoio é personalizado para cada pessoa com deficiência.

No geral, a metodologia de emprego apoiado é aplicada há mais de 30 anos em países como Espanha, Canadá, Portugal e Estados Unidos, e sua principal característica é que toda pessoa com deficiência é capaz de entrar no mercado de trabalho desde que exista acessibilidade e o apoio necessário

Atualmente o programa conta com a parceria de 179 empresas cadastradas no município.

Mais informações através do e-mail: emprego.pcd@riopreto.sp.gov.br e telefone (17) 3222-2041.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS

Deixe um comentário