Nos dias 8 e 9 de junho, parte da programação de cinema do Sesc Rio Preto traz a nostalgia dos filmes em formato drive-in. As exibições acontecem no Centro Regional de Eventos, onde o público poderá estacionar seus veículos e aproveitar uma seleção de quatro obras norte-americanas que marcaram boa parte da geração de espectadores das décadas de 80 e 90. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na Central de Atendimento do Sesc Rio Preto ou no site www.sescsp.org.br/riopreto 

Os filmes escolhidos podem ser classificados como cringe, termo em inglês que virou polêmica entre gerações, no ano passado. A gíria – que foi adaptada ao contexto brasileiro como algo vergonhoso, sem noção, brega, ultrapassado e até forçado – também vale para os clássicos cinematográficos, já que são queridinhos entre pessoas nascidas nas décadas citadas acima.  

Para os mais jovens, tais filmes talvez despertem uma certa “vergonha alheia”. De toda forma, clássicos são clássicos. E as exibições drive-in, em que o público assiste aos filmes de dentro de automóveis, são uma experiência a parte.  

A técnica de programação do Sesc Rio Preto, Ana Paula Dias, fala da importância de retomar essa forma de ver filmes, muito popular nas décadas de 50 e 60, nos EUA e que durante a pandemia foi retomada em algumas cidades do país: “No formato drive-in, o projeto apresenta quatro obras cinematográficas da década de 1980 que se fizeram presentes na formação de uma geração de espectadores. Para além de uma experimentação nostálgica, o projeto propicia um encontro entre gerações, uma vez que as sessões são assistidas de dentro de um automóvel, possibilitando a troca de experiências.”  

O primeiro filme da programação é Curtindo a Vida Adoidado, que será exibido no dia 8 de junho, quarta, a partir das 19h. Dirigido por John Hughes e lançado em 1986, foi considerado um grande sucesso de bilheteria nos EUA, na época. O filme narra a história do adolescente Ferris Bueller (interpretado por Matthew Broderick), que decide fugir da rotina e finge estar doente para matar aula com sua namorada, Sloane, e seu melhor amigo Cameron. Os três saem juntos pelas ruas de Chicago usando a Ferrari do pai de Cameron. Porém, a irmã de Ferris e o diretor da escola decidem desmascarar a farsa e vão atrás dele.  

Ainda no dia 8 de junho, a segunda sessão do Cine Drive-in começa às 21h30 com a exibição do filme Edward, Mãos de Tesoura, do diretor Tim Burton. Estrelado por Johnny Depp e Winona Ryder, o longa possui uma narrativa que parece um conto de fadas moderno, com o toque monstruoso característico do estilo do diretor. Na história, uma vendedora de cosméticos (Peg Boggs) descobre o jovem Edward, que vive sozinho em um castelo no topo da montanha. Edward foi criado por um inventor que morreu antes de lhe dar mãos, por isso ele possui enormes lâminas no lugar delas. Essa qualidade peculiar impede Edward de se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos. O personagem representa a metáfora do garoto desajustado, com coração inocente e alma desajustada.   

Dia 9 de junho, quinta, mais dois filmes serão exibidos em formato drive-in. A primeira sessão começa às 19h com Os Goonies, clássico de 1985, dirigido por Richard Donner. O filme de comédia e aventura conta a saga de um grupo de crianças, que se autodenominam “os goonies”, tentando salvar o bairro onde moram da execução hipotecária. Elas encontram um misterioso mapa do tesouro e começam a seguir as pistas em busca do tesouro perdido de Willy Caolho, um lendário pirata, entrando em um fabuloso mundo subterrâneo de passagens secretas, perigosas armadilhas e um antigo galeão pirata que esconde moedas de ouro.  

A segunda sessão no dia 9 de junho, às 21h30, apresenta o filme Convenção das Bruxas, do diretor Nicolas Roeg. Nessa comédia de terror, o garoto Luke viaja à Inglaterra com sua avó e se hospeda em um hotel. Lá ele descobre uma convenção de bruxas que está traçando um plano para transformar todas as crianças em ratos. As bruxas percebem que Luke está espionando tudo e lançam sobre ele o feitiço. Mesmo assim, o garoto resolve impedir que o plano seja colocado em prática e conta com a ajuda da avó.   

As exibições dos filmes são gratuitas, acontecem no Centro Regional de Eventos e os ingressos podem ser retirados 30 minutos antes de cada sessão na Central de Atendimento do Sesc Rio Preto ou no portal sescsp.org.br/riopreto.  

SERVIÇO (*)  

CINE DRIVE-IN: CRINGE?Curtindo a vida adoidado 

Dir: John Hughes. EUA, 1986, 103min. 

Dia 8/6, quarta, das 19h às 21h140 pessoas – Retirar ingressos com 30min. de antecedência 

Classificação indicativa: Livre  

Edward, Mãos de TesouraDir: Tim Burton. EUA, 1990, 105min. 

Dia 8/6, quarta, das 21h30 às 23h 

236 pessoas – Retirar ingressos com 30min. de antecedência 

Classificação indicativa: Livre 

 Os GooniesDir: Richard Donner. EUA, 1985, 114min.Dia 9/6, das 19h às 21h30 

236 pessoas – Retirar ingressos com 30min. de antecedência 

Classificação indicativa: Livre  

Convenção das BruxasDir: Nicolas Roeg. EUA, 1990, 91min.Dia 9/6, das 21h30 às 23h30 

236 pessoas – Retirar ingressos com 30min. de antecedência 

Classificação indicativa: Livre 

 (*) As exibições dos filmes são gratuitas e acontecem no Centro Regional de Eventos: Av. José Munia, 5650 – Nova Redentora 

A retirada de ingressos pode ser feita no site sescsp.org.br/riopreto ou na Central de Atendimento do Sesc Rio Preto: Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1333 – Chácara Municipal.  

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações Sesc Rio Preto  

Deixe um comentário