O coletivo teatral Cênica, de São José do Rio Preto, está com inscrições abertas para duas oficinas presenciais e gratuitas, nas áreas de teatro e dança, dentro do projeto Território Cênico 2022, iniciativa realizada desde 2016 que visa a formação de artistas e público e a difusão de trabalhos locais e de outras regiões do Estado de São Paulo.

As duas oficinas acontecem na sede da Cênica, no bairro Jardim dos Seixas, e são direcionadas a pessoas a partir dos 15 anos de idade, sem necessidade de experiência prévia. A seleção é por ordem de inscrição. Para se inscrever, é preciso preencher formulário online disponível em: https://linktr.ee/CiaCenica.

 Coordenada pela dançarina Andrea Capelli, a oficina “Pé de Poesia” será dividida em dois encontros, nesta quinta-feira, dia 04 e na próxima quinta, dia 11, das 19h00 às 22h00, e partirá da leitura da obra do poeta Manoel de Barros. Um primeiro momento envolverá exercícios de respiração, aterramento, consciência corporal e relação com o espaço. A coreografia, desenho realizado por um corpo e por todos os corpos no espaço, será conquistada através de exercícios de improvisação. A trilha sonora será poesia, silêncio, som do espaço, e áudios do documentário “Só dez por cento é mentira”, sobre o poeta. 

 Já na oficina “Iniciação Teatral”, a atriz e arte-educadora Beta Cunha irá proporcionar um primeiro contato com o fazer teatral através de jogos, dinâmicas, técnicas vocais e princípios fundamentais da improvisação verbal e não verbal para o desenvolvimento das habilidades de disponibilidade, imaginação e prontidão cênica. Será na sexta-feira, dia 05, das 19h00 às 22h00, e no sábado, dia 06, das 9h00 às 12h00.

 Mais atividades – Nesta edição, o projeto Território Cênico retoma o formato presencial e é viabilizado pelo ProAC Edital de Manutenção e Modernização de Espaços Culturais Independentes. Dentro da programação, serão realizados ainda um intercâmbio, duas exibições pelo cineclube do Território, um show musical e a feira feminista de economia criativa e solidária idealizada pelo coletivo Primavera nos Dentes.

 O projeto contempla também ações relacionadas ao funcionamento da Sede Cênica, à aquisição de equipamentos e materiais, à remuneração de equipe de gestão e artistas envolvidos e à produção e edição de vídeo documental.

 SERVIÇO:

 Oficina: Pé de Poesia, com Andrea Capelli 

  • Dias 4 e 11/8 (quintas), 19h00 às 22h00 

Sinopse da atividade: A obra completa de Manoel de Barros será apresentada em livros que as pessoas participantes poderão compartilhar. Da leitura de alguns poemas, nascerá a dança. Um primeiro momento envolverá exercícios de respiração, aterramento, consciência corporal e relação com o espaço. A “coreografia”, desenho realizado por um corpo e por todos os corpos no espaço, será conquistada através de exercícios de improvisação. A trilha sonora será poesia, silêncio, som do espaço, e áudios do documentário “Só dez por cento é mentira”, sobre o poeta.

Público-alvo: pessoas interessadas a partir dos 15 anos

Vagas: 25

Inscrições: https://linktr.ee/CiaCenica

Onde: Sede Cênica (Avenida das Hortênsias, 265, Jardim dos Seixas, São José do Rio Preto/SP)

Grátis

 Oficina de Iniciação Teatral: O Jogo Estabelecido para a Interpretação, com Beta Cunha

  • 5/8 (sexta), 19h00 às 22h00, e 6/8 (sábado), 9h00 às 12h00

Sinopse da atividade: A oficina tem como objetivo a iniciação artística através de jogos teatrais com enfoque nas relações do cotidiano cênico, e interpretação. Propiciar ao participante um primeiro contato com o “fazer teatral”. Através de jogos e dinâmicas, técnicas vocais e princípios fundamentais da improvisação verbal e não verbal para o desenvolvimento das habilidades de disponibilidade, imaginação e prontidão cênica. 

Público-alvo: pessoas interessadas a partir dos 15 anos 

Vagas: 20

Inscrições: https://linktr.ee/CiaCenica

Onde: Sede Cênica (Avenida das Hortênsias, 265, Jardim dos Seixas, São José do Rio Preto/SP)

Grátis

 Siga a Cênica na internet: https://cenica.com.br | YouTube: /ciacenica | Facebook: @cia.cenica | Instagram: @_cenica 

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações Assessoria do Coletivo

Deixe um comentário