O Espro (Ensino Social Profissionalizante), entidade filantrópica que há mais de 40 anos ajuda a incluir jovens e adolescentes no mundo do trabalho, passa a ser parceiro no Programa Conecta Copersucar, empresa líder global na comercialização de açúcar e etanol.

Em nova fase, a iniciativa da companhia oferece, a partir de 28 de fevereiro, cursos gratuitos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional com foco nas áreas de conhecimento associadas ao trabalho nos terminais de distribuição da Copersucar, setor com escassez de mão de obra especializada.

De acordo com Maria Cláudia Trabulsi, coordenadora de sustentabilidade da Copersucar, a nova etapa do Programa Conecta busca aliar a necessidade e o potencial do setor de logística, onde a empresa é especialista, com a carência de aprendizagem de jovens em situação de vulnerabilidade. “Queremos levar todo o nosso conhecimento a estes alunos de forma criar uma base sólida e ampliar as oportunidades, para que eles tenham a possibilidade de seguir uma carreira em uma área que possui grande relevância para o País e está em constante crescimento. A formação de futuros profissionais é uma de nossas escolhas para contribuir com uma sociedade melhor nas cidades onde estamos presentes, gerando conhecimento, transformação social e renda”.

A jornada é voltada a concluintes do ensino médio, com idades entre 18 e 23 anos, residentes prioritariamente nas regiões metropolitanas dos municípios de São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP) e Santos (SP). Os interessados em participar devem se inscrever no site do Espro, utilizando o código COPER23. As inscrições estão abertas até o dia 22 de fevereiro.

O curso, 100% remoto, terá amplo aprofundamento didático. Serão 200 horas de conteúdos voltados à formação técnica e comportamental, com 50 encontros de 4 horas de duração, em cinco dias da semana.

As atividades utilizam metodologias ativas como aprendizagem por pares, aprendizagem baseada em problemas e gamificação para aperfeiçoar a autonomia do jovem. Dessa forma, ele será capaz de compreender e atuar em aspectos cognitivos, socioeconômicos, afetivos, políticos e culturais. Através de treinamentos na prática, os alunos conseguirão vivenciar situações reais do mercado de trabalho atual. Os concluintes poderão ser contratados pela Copersucar ao final do programa, mas a intenção principal das organizações é desenvolver mão de obra qualificada, apoiando a transformação das vidas dos jovens.

Novos talentos com perfil “mão na massa”

Na jornada de aprendizagem também estarão presentes conteúdos relacionados a letramento digital, educação financeira, logística, segurança do trabalho, noções de mecânica e elétrica básicas. O desenho do curso foi construído com base na integração de competências socioemocionais, conhecimentos técnicos e aplicação prática dos aprendizados.

“Ficamos muito felizes com a parceria com a Copersucar. O segmento de logística no mercado de etanol e açúcar tem uma complexidade que permitirá ao jovem, após capacitado, atuar em empresas globais. Assim, seguimos com a nossa missão de, junto com a qualificação técnica, ajudar o jovem em sua formação como cidadão protagonista do seu futuro.”, afirma Alessandro Saade, superintendente do Espro.

Há mais de 7 anos contribuindo com a transformação social nas comunidades onde a empresa atua, o Programa Conecta Copersucar já acolheu mais de 43 mil pessoas, entre jovens em formação, empreendedores, integrantes das comunidades e cidadãos em situação de vulnerabilidade. Aliado a isso, a iniciativa promoveu diversas ações culturais que impactaram mais de 15 mil pessoas, entre alunos, familiares e membros da comunidade.

Serviço:

Curso: Programa Conecta Copersucar

Site para inscrição: site do Espro – https://fmt.espro.org.br/cadastrocurriculo

Código: COPER23

Para: concluintes do ensino médio, com idades entre 18 e 23 anos, residentes das regiões metropolitanas dos municípios de São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP), Santos (SP)

Sobre Copersucar – A Copersucar S.A. é a líder mundial na comercialização de açúcar e etanol. Atuando como uma plataforma, seu modelo de negócio é único, combinando a oferta em larga escala de produtos de alta qualidade e forte pegada sustentável. O etanol e o açúcar são produzidos por 36 usinas associadas, a partir de um sistema integrado de logística, transporte, armazenamento e comercialização incluindo terminais próprios e acesso a sistema dutoviário.

A companhia é líder e referência nos dois maiores mercados de etanol do mundo, Brasil e Estados Unidos, atendendo também à demanda americana por meio da sua subsidiária Eco-Energy LLC, onde mantém uma infraestrutura logística com 11 terminais próprios.

A Copersucar S.A. comercializa açúcar em todos os continentes, movimentando mais de 12 milhões de toneladas de açúcar por ano e presença em mais de 40 países nas operações de compra e venda.

Na safra 2021/22, apresentou faturamento líquido de R$ 75,1 bilhões e lucro líquido de R$ 718 milhões. Comercializou mais de 10,3 bilhões de litros de etanol e 12,5 milhões de toneladas de açúcar, levando energia e alimento sustentável para o país e o mundo.

Sobre o Espro – O Espro (Ensino Social Profissionalizante) atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada gratuita, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, a entidade cumpre cinco dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.

O objetivo principal do Espro é permitir aos jovens do Brasil desenvolver seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.

Em 43 anos de existência, a entidade encaminhou 430 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizou 1 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a vida e o ambiente na jornada destes jovens e das comunidades onde vivem.

As empresas e parceiros do Espro têm acesso a um portfólio completo de soluções de recrutamento de jovens com a finalidade de transformar a sociedade por meio de projetos de impacto social idealizados para cada uma de suas necessidades.

O Espro tem 8 filiais e 50 núcleos regionais espalhados pelo Brasil, alcançando 919 municípios, capacitando anualmente mais de 20 mil jovens por meio dos programas e projetos. Para ampliar sua capilaridade nacional, a entidade criou a Rede de Aprendizagem Espro (RAE) que estabelece alianças com outras organizações para fazer o acolhimento dos jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem (SAE).

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações GWA

Deixe um comentário