Inclusão e sustentabilidade são conceitos que vêm sendo cada vez mais incorporados ao setor da moda. O Brasil é um dos países que vêm acompanhando essa tendência mundial e construindo uma nova realidade para cerca de 24% da população que possui alguma deficiência. Esse ainda é um nicho pouco explorado pelas grandes marcas, mas extremamente viável. É o que propõe a 1ª edição do Projeto Moda Inclusiva, que contemplará 4 cidades paulistas. Na cidade de Olímpia, as atividades serão realizadas entre os dias 03 e 08 de julho. O projeto prevê oficinas gratuitas, teóricas e práticas, de capacitação de moda, design e artes visuais voltadas para deficientes visuais. As oficinas terão serão realizadas no CRAS-I Centro de Referência e Assistência Social I da cidade. Ao final das oficinas, cada cidade terá um evento especial, voltado para a apresentação das peças produzidas, seja por meio de desfile ou exposição.

A inclusão no mundo na moda está relacionada à compreensão da diversidade de corpos e, sobretudo, das necessidades de cada um. Por esse motivo, o projeto busca desenvolver no aluno a capacidade de reconhecer e analisar tendências de comportamento, para que possa propor a construção de peças com estilo e modelagem inclusivos. Para Rosangela Rubbo Rodrigues, designer de moda, pós-graduada em didática do Ensino Superior e responsável pedagógica das oficinas, o projeto traz uma proposta atual e sugere a reflexão sobre o tema. “Ser professora no Projeto de Moda Inclusiva é motivo de grande orgulho, pois além de ser um projeto pioneiro, inovador e singular em seu formato, por exigir constante adaptação didática para atender seu publico, ainda promove a inclusão de pessoas excluídas do mercado da moda, que sabemos ser muito carente de profissionais, possibilitando uma nova vertente para qualificação. Coração cheio de alegria em participar”, reforça.

O mercado da moda no Brasil movimenta R$229 bilhões por ano, sendo responsável por 15% das compras feitas pela internet. É um setor em expansão e cheio de possibilidades. O curso será dividido em 5 encontros, com 4 horas de duração e oferece 20 vagas para pessoas com deficiência visual em cada entidade atendida pelo projeto.

 Serviço:

 Olímpia recebe oficinas gratuitas da 1ª edição do Projeto Moda Inclusiva

 Data: 03 a 08/07/23

Local: Olímpia – CRAS-I – Centro de Referência e Assistência Social I – Av. Constitcuionalista, s/n, Santa Ifigênia

Horário: das 12 horas às 16h30

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

com informações Fábrica de Histórias 

Deixe um comentário