Em agosto, a companhia Cênica oferece 90 vagas em cinco oficinas de artes gratuitas que realiza em São José do Rio Preto, nas áreas de música, dança, performance e teatro. As inscrições estão abertas e não há necessidade de experiência prévia. As atividades acontecem dentro do projeto de formação e difusão artística da companhia, o Território Cênico. 

Também em agosto, o grupo apresenta os espetáculos infanto-juvenis “Por quê?”, que reflete sobre a velhice, e “Oi Lá, Inezita”, inspirado em Inezita Barroso, em dez cidades paulistas e, para marcar o lançamento das duas circulações, promove um evento no dia 2, quarta-feira, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Lealdade Amizade, especialmente para a comunidade atendida. Estarão presentes a cantora sertaneja Marta Leite e a dupla Jaqueline e Luciana, para a roda de conversa “A mulher na cultura caipira e sertaneja”. Ainda está programada uma vivência intergeracional de jogos e brincadeiras tradicionais. 

Oficinas – Abrindo a programação de oficinas, a primeira é “Iniciação musical e instrumentos percussivos”, coordenada pela compositora, intérprete, percussionista e atriz Márcia Morelli, com início no dia 1º, terça-feira. As aulas irão focar os seguintes instrumentos: surdo, tamborim, pandeiro e atabaque.

Na primeira semana do mês começam mais duas atividades. Uma delas é a oficina ‘Improvisação em dança’, com Andrea Capelli, atriz, dançarina e coreógrafa. A atividade começa no dia 3, quinta, baseada no estudo do artigo “Improvisação como possibilidade de reinvenção da dança e do dançarino”, de Marina Elias, e culminará numa intervenção artística aberta ao público.

Também com início dia 3, a outra oficina é “Histórias que nossos corpos carregam”, de dança contemporânea, essa direcionada a jovens entre 13 e 16 anos moradores do bairro Nova Esperança e conduzida pelo bailarino, ator e arte educador David Balt. A pesquisa irá resultar em uma performance dirigida pelo bailarino e concebida a partir de processos criativos. As aulas serão no C.E.U. das Artes Aristides dos Santos.

As demais formações que a Cênica realiza ao longo de agosto são: “Teatro e expressão corporal para pessoas com deficiências”, com Reni Trombi, arte educadora, professora especialista em educação inclusiva e professora de teatro inclusivo, e “Ensaios sobre Artivismo – Ações para Resistir”, com o multiartista Murilo Gussi, diretor fundador do G.A.L. – Grupo de Apoio à Loucura, ambas na sede da Cênica.

O projeto Território Cênico é uma realização da companhia Cênica viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Edital de Manutenção e Modernização de Espaços Culturais Independentes/2022.

As inscrições podem ser feitas a partir do link https://linktr.ee/CiaCenica. Basta escolher a atividade e preencher o formulário.

Lançamento – Já a programação de lançamento dos projetos “Circulação Por quê?” e “Sim, eu sou caipira – Circulação Oi Lá, Inezita”, também contemplados em editais do ProAC, irá ocupar o CRAS Lealdade Amizade no dia 2, quarta, com duas atividades gratuitas direcionadas à comunidade atendida pelo espaço e com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social. São elas: a “Vivência intergeracional em jogos e brincadeiras tradicionais”, comandada por artistas da Cênica, das 13h30 às 15h00, e a roda de conversa “A mulher na cultura caipira e sertaneja”, que terá como convidadas a cantora sertaneja Marta Leite e a dupla Jaqueline e Luciana, às 15h00.

A circulação dos espetáculos se dará da seguinte maneira: de 3 a 31 de agosto, o grupo apresentará “Por quê?” em Paraguaçu, Botucatu, Piracicaba, Campinas, Itapira e Ibirá. “Oi Lá, Inezita”, por sua vez, terá sessões entre os dias 4 e 30 em Paraguaçu Paulista, São José dos Campos, Itariri, Peruíbe, Itapira e Olímpia. Também está prevista a produção e disponibilização no canal da Cênica no YouTube de um vídeo documental sobre mulheres brincantes e fazedoras de cultura popular nas cidades contempladas pela circulação do espetáculo.   

Após todas as apresentações, artistas farão bate-papos com a plateia. Os projetos irão promover ainda, na sede da Cênica, visita guiada e palestra para crianças e adolescentes atendidas pelo Instituto As Valquírias.

O espetáculo “Por quê?” traz quatro simpáticos senhores e senhoras que, todos os dias, ao som do violão do Senhor Coreto, se reúnem em uma praça para vivenciar situações inusitadas, engraçadas e profundamente alegóricas, abordando de modo delicado e bem-humorado questões como a solidão, o medo, a amizade e o reinventar-se diariamente. Já “Oi Lá, Inezita” inspira-se na vida e obra de Inezita Barroso (1925-2015), uma das mais importantes figuras da cultura caipira brasileira. A peça é uma fábula musical que coloca em destaque o amor da artista pela cultura de raiz, em especial a caipira.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

Com informações Cênica