Para concluir o trabalho iniciado em junho com os trabalhadores representados pelo SETH (Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade) o Odonto Móvel que é um dos benefícios ofertados pela FEMACO (Federação dos Trabalhadores em Serviços de Asseio e Conservação Ambiental, Urbana e Áreas Verdes do Estado de São Paulo) voltou para Rio Preto e vai atender os trabalhadores da Constroeste até a próxima sexta-feira, dia 22.

Segundo Sergio Paranhos, presidente do SETH, esse atendimento é disponibilizado por meio de uma parceria com a FEMACO e o Instituto Arlindo Gusmão. O Odonto Móvel ficará estacionado no pátio do Centro de Reciclagem da Constroeste e nestes cinco dias os trabalhadores poderão fazer uma avaliação odontológica. “Nós vamos estar fazendo uma análise de cada trabalhador e caso ele precisa de uma limpeza, obturação e posteriormente aqueles que precisem de mais atendimento, nós daremos sequencia no atendimento odontológico no gabinete dentário que está na sede do sindicato”, salientou Paranhos.

O sindicalista destaca que cada vez mais quer que o trabalhador utilize dos benefícios que o sindicato oferece que foram conquistados graças as negociações coletivas. Mostrando assim a importância destas negociações que tem como objetivo também buscar benefícios que muitas vezes o poder público não oferece com tanta facilidade.

Esse trabalho é realizado pela Federação em todo o Estado de São Paulo, o benefício faz parte da Convenção Coletiva do setor de Asseio e Conservação.

Campanha “Respeite Todo Mundo”

A FEMACO está a todo vapor no Estado divulgando a campanha “Respeite Todo Mundo” que tem como foco o combate ao assédio e a discriminação contra os trabalhadores do setor de limpeza urbana.

O sindicalista destaca que a campanha tem como um dos objetivos que as pessoas possam trabalhar tranquilamente “Temos que combater qualquer tipo de discriminação no ambiente de trabalho”, destacou o presidente do SETH.

Uma cartilha com orientações sobre como evitar e lidar com o assédio e a discriminação no ambiente de trabalho, incluindo exemplos de atos considerados racistas, misóginos e homofóbicos vai ser distribuídos para os trabalhadores durantes estes cinco dias de atividade na Constroeste.

O presidente da FEMACO, Roberto Santiago, detalhou que “Nossos profissionais são os que mais sofrem assédio e ao mesmo tempo são os mais discriminados e desrespeitados. Estamos falando de invisibilidade social, assédio moral, assédio sexual, preconceito e discriminação. São trabalhadores que prestam serviços essenciais para a saúde pública e não têm o devido reconhecimento e respeito”, finalizou Santiago.

 

Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal do Trabalhador_foto_SETH_