O dia 06 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Vinho Laranja, um estilo relativamente novo de vinhos, que vem chamando a atenção pela cor e desperta a curiosidade até dos mais tradicionais consumidores.

A cor alaranjada vem do contato das peles das uvas brancas com o mosto durante o processo de fermentação, tradicionalmente retiradas para elaboração dos vinhos brancos. Além da cor, esse processo agrega taninos, polifenóis presentes nas uvas que proporcionam a sensação de adstringência, normalmente sentida nos vinhos tintos.

“Em linhas gerais, os vinhos laranjas são vinhos brancos vinificados como tintos, aliam frescor, notas cítricas e amendoadas, texturas suaves, leve tanicidade e, muitas vezes, uma certa turbidez, que é incomum em vinhos brancos convencionais”, explica Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil.

Outro diferencial dos vinhos laranjas são as harmonizações. Os Vinhos laranjas são bastante versáteis e acompanham com muita elegância tanto carnes vermelhas, quanto peixes e aves brancas. Pratos das culinárias japonesa, tailandesa, coreana e mediterrânea também são ótimas opções, além de combinarem muito bem com aperitivos e tábuas de frios.

Para embarcar nessa jornada, a dica é apostar no Skin by Bouchon D.O. Valle del Maule Semillon 2021, fermentado e depois envelhecido por 12 meses com as cascas em ânforas de 700 litros. ‘Suas uvas são cultivadas no Vale do Maule, sul do Chile, a 30 km do Oceano Pacífico, num terroir inspirador que contribui para as notas de frutas verdes como pera, frutas cítricas maduras, aromas de especiarias como pimenta branca e anis, um toque herbáceo, além da mineralidade”, observa ”, Marina Bufarah de Souza.

https://www.wine.com.br/vinhos/skin-by-bouchon-d-o–valle-del-maule-semillon-2021/prod28994.html

Complexos e diferentes de tudo que seu paladar já provou, os vinhos laranjas tem grande potencial para despertar todos os sentidos e encantar seus convidados. Comemore o Dia dos Vinhos Laranjas em grande estilo! Saúde!

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

com informações Wine_foto_divulgação