Com a proximidade das provas do Enem 2023, que serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro, o estudante Edson Junior Moraes Cardoso, de 18 anos, morador do Novo Gama, Goiás, tem se dedicado a revisar conteúdos e já assume sentir certa ansiedade.

Estudante da rede pública de ensino municipal, Edson deseja cursar psicologia. Para ele, deixar um pouco de lado o estresse causado pelos estudos pode ajudar no desempenho.

O psicólogo e professor universitário Maurício Bueno, integrante da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia, destaca que os estudantes precisam manter o foco nos esforços feitos para chegar bem preparados para realizar as provas.

E se na hora do exame der ‘branco’ diante de uma questão, o ideal, segundo Bueno, é cuidar primeiro desse pico de ansiedade, por exemplo, com exercícios de respiração.

Para a véspera das provas, o psicólogo Maurício Bueno orienta que os estudantes realizem atividades que promovem o bem-estar, como alimentação saudável e uma boa noite de sono.

A edição 2023 marca os 25 anos do exame, que começou a ser aplicado em 1998. As notas obtidas no Enem abrem oportunidades de ingresso no ensino superior através do Sisu, Prouni e Fies.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

com informações Agência Brasil_foto__guia-do-estudante