A Secretaria Municipal da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de São José do Rio Preto, por meio do Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência, promove o 5º Balcão da Empregabilidade para Pessoa com Deficiência. O evento ocorre na próxima quinta-feira, dia 09, das 8h00 às 13h00, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Rio Preto.

Já estão confirmadas 14 empresas, além do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, com oferta de cursos profissionalizantes para PcDs. As organizações participantes são das áreas da saúde, alimentação, energia renovável, telefonia e comunicação, além de uma usina e uma empresa que atua na terceirização de serviços, com vagas na área da educação.

“O Balcão da Empregabilidade é destinado exclusivamente para as pessoas com deficiência que estejam dispostas a trabalhar ou a fazer uma capacitação”, afirma Sueli Aparecida Facundim de Melo, responsável pelo Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência. Para participar, é preciso levar currículo atualizado e laudo de caracterização da deficiência. Durante a atividade do balcão, o candidato escolhe os processos seletivos que quer participar. No último evento do balcão, em junho, foram feitas cerca de 800 entrevistas.

Por meio do Programa Emprego Apoiado, o Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência mantém contato diário com pessoas com deficiência em busca de colocação ou recolocação no mercado de trabalho. “O balcão é um reforço do processo diário que é feito, com divulgação de vagas, auxílio com a documentação necessária e preparação para entrevista”, diz Sueli.

“O balcão vem para efetivar a inclusão social e profissional, oferecendo oportunidades iguais no mercado de trabalho. As ofertas são bem concretas, coroando nosso trabalho incessante de busca de empresas dispostas a colaborar”, afirma a secretária Maria Cristina de Godoi Augusto.

Pré-balcão – Em relação à preparação, no dia 8 de novembro, véspera do balcão, a equipe do departamento estará no IFSP Rio Preto para atender os candidatos que precisam de auxílio para elaborar o currículo, organizar os laudos e encarar a entrevista de emprego. O pré-balcão acontece das 9h00 às 12h00. “Vamos estar no IFSP para fazer todas as orientações, verificando documentações e laudos e conversar com os candidatos sobre as entrevistas”, conta Sueli.

A continuidade desta ação faz com que mais empresas se conscientizem a cumprir efetivamente a Lei Federal nº 8213/91, que determina a obrigatoriedade da inclusão de deficientes nas empresas. A quantidade varia conforme o número de empregados, podendo chegar a até 5% do quadro laboral em corporações com mais de mil funcionários. A norma ficou conhecida como Lei de Cotas para PcD.

“Empresas estão fazendo as adaptações necessárias, contratando intérpretes de Libras para atender os colaboradores surdos e aumentando a acessibilidade, para receber deficientes físicos. Todo empresário tem de buscar isso”, finaliza Sueli.

A realização do balcão também é da Associação de Reintegração Assistencial (ARA). O IFSP Rio Preto fica na rua Dr. Eduardo Nielsen, 420, Jardim Congonhas.

Serviços

5º Balcão da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência de Rio Preto

Data: 9/11/23 (quinta-feira)

Horário: 8h às 13h

Local: IFSP Rio Preto

Endereço: rua Dr. Eduardo Nielsen, 420, Jardim Congonhas

Mais informações: (17) 3222-2041 (17) 99243-1596 /emprego.pcd@riopreto.sp.gov.br