Os eleitos para o Conselho Municipal Afro (CMA), biênio 2023-2025, tomarão posse no próximo dia 24, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Rio Preto, em cerimônia durante a qual também serão homenageados as pessoas e entidades agraciadas com o Troféu Fidelidade Aristides dos Santos 2023.

O evento integra o Novembro Negro, mês com intensa programação voltada à luta antirracista e em prol da igualdade racial em São José do Rio Preto. Após a posse, a mesa diretora poderá ser definida a partir da primeira reunião ordinária.

A apuração foi realizada logo depois da votação, no último dia 11, na presença de candidatos que permaneceram no local, além da comissão eleitoral. “A apuração também foi transmitida ao vivo nas redes sociais do conselho e as fichas de

apuração foram assinadas por todos os presentes”, afirma o presidente do CMA, Darok Viana. Os nomes dos titulares e suplentes serão divulgados no Diário Oficial do Município. 

Escolhidos

No segmento Ensino e Pesquisa, Carlos de Souza Teixeira (177 votos) será o titular; representando a Juventude, Lucas Souza (128 votos) ingressa como titular, e Luciano Pereira Montoro (65 votos), como suplente. Do Movimento Negro, Alexandre Felipe (110 votos) assume como titular e Oberdan Vieira Rocha (83 votos), como suplente. Representando o segmento Mulheres, Claudionora Elis Tobias, com 197 votos. Odair Roberto de Oliveira (106 votos) e Nornet – Valdenor Vilarinho (81 votos) assume como titular e suplente, respectivamente, no segmento Trabalhadores. Os titulares Beta Cunha (64 votos), Elis Bohrer (57 votos), SP Simonal – Sebastião Roberto Veloso (56 votos) e Altair Pereira da Silva (20 votos) representam o segmento Personalidades Notoriamente Reconhecidas da Igualdade Racial.

Darok Viana fez um balanço do processo eleitoral até o momento. “Consideramos que as eleições do Conselho Afro foram um sucesso, tanto pelo empenho da comissão eleitoral, composta por conselheiras e conselheiros e representantes da Secretaria da Mulher, PcD e Igualdade Racial, quanto pela participação das candidaturas e seus eleitores, que marcaram presença ao longo do dia todo, trazendo ainda mais legitimidade para todo o processo.”

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

com informações SMCS_foto_Divulgação CMA