Integrantes do Projeto Longevidade Saudável participaram nesta última terça-feira (19), de um encontro entre os idosos no Império Buffet, no bairro Brejo Alegre. A ação comunitária com mais de mil pessoas marcou o encerramento das atividades de 2023. Um encontro com muita alegria, convivência, sociabilidades e amizades.

O local se transformou em um espaço de confraternização, onde a diversidade e a riqueza das histórias pessoais se entrelaçaram de maneira única. Eola dos Santos, 69 anos, frequenta o Centro de Convivência da Família do bairro Solo Sagrado há um ano e meio e para ela as atividades são maravilhosas. “Além de fazer bem para nossa saúde física e emocional, ainda temos o lado social, como esses eventos.”

Esses momentos ressaltam a importância dos relacionamentos sociais, bem-estar físico e mental como pilares fundamentais para um envelhecimento saudável. O presidente da Associação de Reintegração Social (ARA) Ricardo Sanches ressaltou a importância da parceria com a Semas. “É muito gratificante, enquanto Organização da Sociedade Civil, ver o quanto nosso trabalho está crescendo no município e beneficiando as pessoas idosas. Nosso desafio para 2024 é manter a qualidade do serviço e atender ainda mais idosos”.

Assegurar a convivência comunitária é um compromisso da política pública com a proteção social, bem-estar e a conexão entre as pessoas idosas. “Procuramos desenvolver atividades que valorizem essa vivência em grupo para que eles tenham cada vez mais autonomia e consigam superar as fragilidades familiares e sociais”, falou a secretária de Assistência Social Helena Marangoni.

Longevidade Saudável

O Projeto Longevidade Saudável é executado pela Associação de Reintegração Social (ARA) em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SEMAS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI).

Todos os meses o projeto atende cerca de 1.300 pessoas idosas nas 10 regiões do município, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Convivência do Idoso e da Família, bem como rede socioassistencial, com a oferta de oficinas de memória, ritmos, práticas corporais, artes e encontros dançantes, que visam o envelhecimento ativo e saudável.