Uma das mais antigas praças de Rio Preto, instalada na região Central da cidade, a Dom José Marcondes, irá passar por obras de reforma e revitalização. Com investimento de R$ 1.182.458,830, o prefeito Edinho Araújo assinou no final na ´última sexta-feira (12) ordem de serviço que prevê a construção de um estacionamento com 17 vagas, para veículos e motos.

“A praça está no coração de Rio Preto, onde está instalado o Marco Zero. Queremos dar uma nova roupagem para os espaços públicos, melhorando a iluminação, a acessibilidade e trazendo de volta as famílias para esses espaços. Além das melhorias estruturais, um projeto paisagístico vai garantir a implantação de novos jardins, com espécies nativas e adaptadas ao local”, disse o prefeito Edinho Araújo.

A praça Dom José Marcondes vai receber novos postes decorativos com quatro metros de altura, todos com iluminação em LED. Serão adotadas guias canoa, respeitando as rampas máximas da norma NBR 9050.

“Temos uma área de 5.733 metros quadrados que será muito explorada neste novo projeto. O que queremos é deixar o centro de Rio Preto ainda mais atrativo, sempre pensando na parceria entre o Poder Público e o setor privado. Apresentações culturais serão muito bem-vindas no novo espaço que será criado, um palco para eventos e ponto fotográfico”, explicou o secretário de Desenvolvimento, Jorge Luis de Souza.

A obra será executada pela empresa Constroeste. O contrato prevê prazo de 225 dias, sendo 120 para detalhes da conclusão dos trabalhos.

Já a Praça Jornalista Leonardo Gomes (Praça Cívica) vai passar por uma reforma que irá contemplar a economia criativa. A ideia é interligar os pisos das ruas Bernardino de Campos e General Glicério, valorizando os empreendedores que forem utilizar o espaço.

“O objetivo é fazer do local um espaço para feiras, exposições, valorizando o potencial comercial de Rio Preto. A economia criativa é uma tendência de negócios sendo um dos setores que estão em rápido crescimento no mundo econômico. Através da Secretaria de Desenvolvimento, a Prefeitura terá parceiros para ajudar nesse fomento, como a Acirp, Sincomercio e lojistas da área central”, pontuou Jorge Luis.

A Praça Jornalista Leonardo Gomes abrigou até o final de 2023 os permissionários do Shopping Azul, que voltaram para o piso superior da Rodoviária Governador Laudo Natel após a reforma. Com a retirada dos 164 lojistas, a área de 7 mil metros quadrados vai abrigar agora novos modelos de negócio.

“A empresa vencedora do processo licitatório, a Constroeste, terá 90 dias para executar os serviços, orçados em R$ 659.552,27”, completou o secretário de Obras, Israel Cestari.

A empresa deve iniciar os trabalhos já na próxima semana.

Participaram da assinatura o deputado estadual Itamar Borges e os vereadores Bruno Moura, Celso Peixão, Cabo Júlio Donizete e Jean Dornelas, além dos secretários Mário Soler (Comunicação), Zeca Moreira (Gabinete), Nicanor Batista (Semae), Rodrigo Juliano (Emurb), Paula Sodré (interina Saúde), Alessandra Neves (interina Governo) e Jean Charles (Segurança Pública).

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

com informações SMCS_Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto