Tem planos para mudar de carreira em 2024? Está em busca de uma recolocação? Para muitas pessoas, janeiro é o momento de pôr em prática os planos feitos no fim do ano passado, mas é preciso estar preparado.

“As demandas do mercado mudam e se adaptam rapidamente às novas tecnologias, a novas formas de trabalho, novas profissões surgem, outras passam por grande transformação”, afirma Mirema Rangel, coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Dexian Brasil, uma das maiores empresas de alocação de profissionais e serviços gerenciados do país. Dessa forma, como aumentar a empregabilidade, a capacidade de se manter ativo no mercado de trabalho em 2024?

Com 16 anos de experiência na alocação de profissionais no mercado brasileiro, a Dexian dá dicas para você ser um profissional mais atraente para as empresas:

Não fuja da Inteligência Artificial — Adquira habilidades digitais relevantes para o seu setor. Isso inclui conhecimentos em inteligência artificial, análise de dados, automação e outras tecnologias emergentes. Aprimore suas habilidades em softwares e aplicativos específicos utilizados em sua indústria. Destaque suas habilidades digitais e experiências relacionadas à tecnologia em seu currículo.

Estude sem parar — Invista em aprendizado ao longo da vida. Esteja disposto a buscar novos conhecimentos e habilidades ao longo da carreira.

Seja flexível — Desenvolva a capacidade de se adaptar a novas situações e ambientes de trabalho. A flexibilidade é uma habilidade valiosa em um mundo em constante mudança. No mundo todo, empresas estão retornando cada vez mais ao trabalho híbrido e presencial.

Não basta ser competente — Fortaleça suas habilidades sociais, como comunicação eficaz, trabalho em equipe, resolução de conflitos, ou seja, dar atenção as competências técnicas e comportamentais fazem a diferença para você ser um profissional completo. Essas habilidades são essenciais, independentemente do setor.

Mantenha a mente aberta — Cultive uma mentalidade empreendedora. Esteja aberto a novas ideias, proponha soluções inovadoras e demonstre iniciativa.

O mundo mudou. Mude com ele — Esteja ciente das dinâmicas globais e culturalmente diversificadas. A habilidade de trabalhar efetivamente em ambientes multiculturais é cada vez mais importante.

Gerencie seu tempo — Aprimore suas habilidades de gerenciamento do tempo e produtividade. Com a popularização do home office, a capacidade de autogerenciamento tornou-se crucial.

Mantenha contato — Mantenha uma rede de contatos sólida. Participar de eventos, conferências e redes sociais profissionais pode abrir portas para oportunidades de emprego. Conecte-se com profissionais do setor através de redes sociais, como LinkedIn.

Mostre seus troféus — Destaque conquistas e resultados tangíveis em seu currículo. Isso pode incluir projetos concluídos com sucesso, metas alcançadas e contribuições significativas para equipes anteriores. Tenha um perfil atualizado no LinkedIn, destacando suas habilidades e experiências.

“A empregabilidade não está relacionada apenas às competências técnicas”, lembra Mirema.  Também são consideradas as habilidades comportamentais e a capacidade de se adaptar às mudanças. “Manter-se atualizado e ser proativo na busca por oportunidades aumenta suas chances”, diz ela.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador 

Com informações e foto divulgação  Literal Link