A primeira rodada de negociações da Campanha Salarial dos Frentistas acontece nesta terça-feira, dia 20, na cidade de São Paulo com a participação dos 18 Sindicatos de Frentistas e da Federação da categoria.

Segundo Antônio Marco dos Santos, presidente do Sindicato dos Frentistas de Rio Preto e região, à reunião acontece as 14h30 e vamos sentir o patronal nesta primeira rodada – sabendo que possivelmente a Convenção não será fechada de imediato isso porque o patronal deve esperar sair a inflação oficial do período. Lembrando que a data base dos frentistas no Estado de São Paulo é o dia 01º de março.

Será negociado este ano tanto as cláusulas econômicas quanto as sócias e luta dos representantes do trabalhadores é a manutenção de todos os itens que foram conquistados ao longo das últimas décadas em prol do trabalhador.

O sindicalista relembra que nenhum dos benefícios existente ou garantias são dadas pelo patrão – todos estes foram conquistados e mantidos anualmente pela negociação que é feita pelos sindicato e a Federação Estadual. “O patrão apenas repassa, uma coisa que é garantida pelo Sindicato Patronal e pelo Sindicato dos Empregados. Se não tiver uma Convenção assinada o trabalhador estaria recebendo hoje no Estado de São Paulo, o salário mínimo e mais 30% e olha lá e nenhum outro benefício”, destacou Santos.

Homologação – Os sindicatos querem impor a obrigação da realização da Homologação nos sindicatos para poder garantir que os trabalhadores recebam o que realmente tem direito no momento da rescisão do contrato de trabalho.

Por Sérgio SAMPAIO – Da Reportagem Jornal do Trabalhador