O Conselho Municipal Afro (CMA) Rio Preto participa da Oficina de Capacitação para Educadores que acontece nesta terça-feira, dia 05, das 8h00 às 12h00, na sede da OAB. A realização do evento é do Grupo Mulheres do Brasil Rio Preto, Ministério Público de São Paulo, OAB, Instituto Roka e Grupo Man. A capacitação faz parte do calendário de eventos do Projeto Aurora, criado para promover reflexões e ações acerca do Dia Internacional da Mulher.

“Participar desse evento é fazer com que a sociedade entenda que não há como combater a violência de gênero sem combater o racismo. Sem essa interseccionalidade, não avançaremos nas políticas públicas. No Conselho Afro, nos preocupamos com essa questão de capacitar educadores, trabalhar esse tema na base, para formar homens e mulheres conscientes de sua função social, de respeito e proteção. Somente assim conseguiremos avançar no combate à violência contra mulheres com equidade”, diz a presidente do CMA Rio Preto, Claudionora Elis Tobias, ao citar dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os quais mostram que a mulher negra de baixa escolaridade e em idade reprodutiva foi a que mais sofreu violência em 2022.

O objetivo da oficina é “capacitar educadores com as ferramentas e conhecimentos necessários para lidar de forma eficaz com questões relacionadas à violência contra as mulheres em ambientes educacionais.” Desde 2021, a Lei Federal nº 14.164 determina a inclusão de conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica brasileira e institui a Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher.

Os inscritos na Oficina de Capacitação para Educadores receberão certificado e uma cartilha impressa com conceitos, legislação, sugestões de como colocar a norma nº 14.164 em prática nas escolas, informações sobre a rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Rio Preto, entre outros conteúdos. 

Aurora

O Projeto Aurora “foi criado pensando no Dia Internacional da Mulher, no sentido de que essa data não deve ser lembrada apenas como uma homenagem às mulheres, mas um convite à reflexão de tudo o que já foi conquistado e todas as lutas que as mulheres ainda precisam enfrentar”, afirma o grupo Mulheres do Brasil Rio Preto em suas redes sociais. O objetivo é “promover ações diversificadas no mês de março, que tragam reflexões e conscientização sobre os desafios relacionados ao alcance da igualdade de gênero e o combate à violência contra as mulheres”.

Outra ação do projeto neste mês será o Mulheres na Praça, previsto para o dia 23 de março, sábado, na Praça Rui Barbosa, em parceria com poder público e sociedade civil organizada. 

Serviço

Oficina de Capacitação para EducadoresData: 5/3/24Horário: 8h às 12hLocal: OAB Rio PretoEndereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 5.853, Vila São JoséInscriçãolink aqui

Da Reportagem Jornal do Trabalhador 

com informações e imagem SMCS