A Emais Urbanismo se uniu com a jornalista e palestrante Izabella Camargo para se tornar a primeira empresa do país a implementar os EPIs de Saúde Mental – destinados a preservar e promover a saúde mental dos trabalhadores.
Os equipamentos de proteção individual (EPI) fazem parte de um manifesto liderado pela jornalista após anos de estudos e pesquisas sobre o tema, inspirado por sua experiência pessoal após um episódio de estresse ao vivo em um jornal que levou ao seu afastamento do trabalho e, posteriormente, à demissão em uma grande emissora.
Izabella explica que os EPIs visam proteger e promover a saúde emocional dos colaboradores, destacando a importância da comunicação nas empresas para o bem-estar mental. Em suas palavras: “Os EPIs de Saúde Mental são um passo essencial para abordar um tema urgente dentro das organizações: a proteção emocional das pessoas.”
A colaboração de Izabella com a Emais representa um passo importante na abordagem da saúde mental no ambiente de trabalho, reforçando o compromisso da empresa com a diversidade e a inclusão, agora acolhendo o tema de doenças mentais. Juntos, criaram um EPI simples, porém eficiente: um marcador visível na mesa com dois lados – verde, indicando disponibilidade para falar; e vermelho, sinalizando ocupação no momento.
Filipe Ferreira, diretor de operações da Emais Urbanismo, destaca a relevância dessa iniciativa e parceria: “A implementação do EPI é um passo importante para definirmos limites saudáveis no ambiente de trabalho. Isso reflete em uma produtividade sustentável e um clima organizacional positivo. Ao garantir o bem-estar mental, asseguramos não apenas um ambiente produtivo, mas também respeitamos a individualidade e as necessidades de cada membro da nossa equipe.”
Reconhecida por suas iniciativas premiadas na área de gente e gestão, como o Valor Carreira e o GPTW, a Emais Urbanismo viu na iniciativa de Izabella uma oportunidade de fazer parte deste movimento inovador e agregar ainda mais conhecimento dentro de um programa já existente na empresa, denominado “Evoluir” (leia mais abaixo).
O programa visa fortalecer as lideranças e promover uma cultura organizacional que valoriza a saúde mental como pilar essencial.
Filipe reforça a importância dos EPIs da saúde mental e espera que outras empresas possam seguir o mesmo exemplo. ‘‘Queremos que essa iniciativa que estamos implementando também inspire outras empresas a adotarem práticas mais inclusivas e se preocupando com o bem-estar mental de seus colaboradores. É preciso entender que cuidar da saúde emocional das pessoas é pensar na saúde do próprio negócio’’, afirma o diretor.
Dados importantes
Pesquisas recentes relatam que transtornos mentais estão entre as três principais causas de afastamento do trabalho, conforme dados da Justiça do Trabalho.
Em 2023, houve aumento de 38% nos afastamentos motivados por problemas mentais, segundo o Ministério da Previdência Social.
Transtornos mentais representam perda de 4,7% do PIB nacional, o que equivale a 397,2 bilhões de reais anualmente, de acordo com estudos da Federação das Indústrias de Minas Gerais.
com informações e foto Comunic Comunicação Estratégica