A campanha salarial dos frentistas de todo o estado de São Paulo terá seu pontapé inicial no próximo dia 24, com a realização da primeira reunião de negociação, que contará com a participação de todos os quatro sindicatos patronais (Santos, ABC, Campinas e São Paulo-Capital).

Segundo Antônio Marco dos Santos, presidente do Sindicato dos Frentistas de Rio Preto e região, a negociação será bastante complicada, pois a inflação acumulada ficou em 4,87%. “Sabemos que os trabalhadores não compreendem completamente essa questão da inflação, pois a inflação para alimentos é uma coisa, para energia é outra, e, no caso do salário, o acumulado dos últimos 12 meses foi de 4,87%”, salientou Santos.

O sindicalista destaca que agora é preciso aguardar para ver qual será a proposta apresentada pelo setor patronal, mas reforça a luta por um ganho real acima do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Ele relembra que, para o tíquete-alimentação, a reivindicação é de R$ 35,00 por dia trabalhado.

Além dos percentuais, ele enfatiza que o mais importante é manter todas as cláusulas da Convenção Coletiva, pois cada um dos benefícios nela previstos é fundamental para os trabalhadores.

Por Sérgio SAMPAIO