O Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio) de Rio Preto e região deu o pontapé inicial nas negociações coletivas deste ano.

Segundo Márcia Caldas, presidente do sindicato, após assembleias realizadas entre os dirigentes sindicais e, posteriormente, com os trabalhadores, a pauta deste ano foi aprovada e encaminhada ao sindicato patronal.

“Agora nós começaremos as rodadas de negociações. A data base é o dia 01º de setembro. Então nós vamos começar a negociação até para que a gente tenha uma linha de como será essa negociação”, salientou Márcia.

No que diz respeito a percentuais, a sindicalista destaca que existe uma inflação variável, que está na casa dos 5 a 5,5%. Porém, é necessário aguardar o índice oficial, que será divulgado na próxima quinzena de setembro.

Congresso de dirigentes

Acontece nesta sexta-feira (12) o 29º Congresso Sindical Comerciário do Estado de São Paulo, no Centro de Lazer da Fecomerciários (Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo), em Avaré.

O tema do encontro deste ano é “Saúde do Comerciário: Uma Responsabilidade de Todos Nós”. A expectativa é reunir cerca de 350 dirigentes sindicais de todo o estado.

“Teremos a presença da dona Heloisa Helena que estará falando a todos os dirigentes”.

Serão, ao todo, quatro palestras:

  • Eduardo Amgarten, procurador do Trabalho do MPT 15ª Região, com o tema Valorização das Negociações para Preservar a Saúde Mental do Trabalhador e da Trabalhadora frente à Crise Climática;
  • Zilmara Alencar, consultora jurídica do Instituto Conecta, com a palestra Redução da Jornada de Trabalho e seus Benefícios à Saúde Mental dos Comerciários: Ações Preventivas e Efetivas;
  • Luiza Helena Trajano, proprietária da Magalu, com a palestra Prevenção da Saúde Mental: O Caminho é Cuidar das Pessoas;
  • Jairo Bouer, psiquiatra, com a palestra Os Desafios do Comerciário para Lidar com a Sua Saúde Mental.

A coordenação do evento ficará a cargo do presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, e dos diretores da federação Edson Ramos e João Peres Fuentes.

“…É um momento que nós temos que estar atualizando a todos. E o Congresso é o melhor momento para poder estar trabalhando com todos os dirigentes do estado de São Paulo”, finalizou Márcia.

Por Sérgio SAMPAIO_foto_arquivoJT