A água distribuída em São José do Rio Preto mantém um alto padrão de potabilidade, sendo classificada como satisfatória para o consumo humano durante todo o ano de 2025.

O balanço anual realizado pelo Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto) confirma que todos os parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde foram rigorosamente atendidos.

A avaliação baseia-se em critérios técnicos estabelecidos pela Portaria nº 888/2021, que define os limites de segurança para substâncias e características físicas da água.

  • Ausência de Contaminação: em 100% das análises mensais, houve ausência total de Coliformes Totais e Escherichia coli, garantindo que a água está livre de bactérias nocivas à saúde.
  • Turbidez e Cor: os índices de turbidez (média de 0,47 UT) e cor (média de 0,57 uH) ficaram significativamente abaixo dos limites máximos permitidos (5 UT e 15 uH, respectivamente), resultando em uma água cristalina.
  • Com média de 7,85, o ph da água mantém-se em patamares ideias e atende rigorosamente aos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde (faixa de 6,0 a 9,5).
  • Para garantir esses resultados, o Semae mantém uma estrutura de monitoramento robusta, com a análise de mais de 33 mil amostras mensais em 345 pontos da cidade.

Números da água em São José do Rio Preto

Para garantir o abastecimento diário da população, o Semae opera um sistema robusto e integrado de produção e distribuição de água. Atualmente, são mais de 390 poços, uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e 233 reservatórios estrategicamente distribuídos por toda a cidade.

Essa estrutura é interligada por cerca de 2.500 quilômetros de rede de distribuição, formando um sistema essencial que leva água tratada com segurança e qualidade até os imóveis.

Ao todo, o sistema abastece mais de 230 mil economias, entre residências, comércios, indústrias e serviços públicos. Diariamente, o Semae produz, em média, 144 mil metros cúbicos de água tratada, assegurando o atendimento contínuo da demanda da população de São José do Rio Preto.

Onde e como é feita a análise da água

A qualidade da água distribuída à população é acompanhada de forma contínua, por meio de rotinas de coleta de amostras realizadas pelo Semae, seguindo rigorosamente as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

As análises são realizadas em diferentes pontos do sistema de abastecimento, desde a produção até a distribuição, garantindo que a água chegue às torneiras dentro dos padrões de potabilidade exigidos. O trabalho envolve coletas periódicas e a avaliação de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos.

Todo esse processo é conduzido por cerca de 20 funcionários, que atuam diariamente no controle da qualidade da água, reforçando o compromisso do Semae com a saúde pública, a transparência e a segurança no abastecimento.

com informações e foto assessoria de imprensa Semae