Foto: Ilustração
Da Redação
Quatorze por cento da população brasileira tem problemas auditivos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, quase 30 milhões de brasileiros são surdos. Com foco na inclusão e bem-estar das pessoas com surdez, a FACERES realiza hoje (26), dia Nacional do Surdo, o 1º dia voltado às pessoas com deficiência auditiva.
Segundo Carolina Pacca Mazaro professora da faculdade, eles irão realizar um série de atividades de cuidados com a saúde voltadas a comunidade com deficiência auditiva de Rio Preto.
Os participantes terão à disposição diferentes tipos de atendimento médico. Serão realizadas orientações de cuidados com a saúde como aferição de pressão, pesagem e medida da circunferência abdominal. “Nossa ideia é proporcionar a esta parcela da população um dia de atenção com a saúde e qualidade de vida”, comenta a professora.
Além das atividades, os participantes poderão tirar dúvidas e aprender mais sobre Hipertensão Arterial, com o médico especialista em Cardiologia Clínica, João Daniel Bilachi Pinotti durante uma palestra, que faz parte da grade de programação do evento.
A atividade é mais uma oportunidade de estreitar a inclusão com a comunidade surda. A FACERES já prepara os alunos do curso de medicina para atenderem pacientes com deficiência auditiva por meio das aulas de libras oferecidas no curso de medicina.
A disciplina de libras pertence à grade curricular do curso de medicina da FACERES desde 2015 e trabalha além dos temas gerais, temas específicos como doenças, medicamentos, especialidades médicas e uma lista de frases de anamnese, que é o histórico de todos os sintomas narrados pelo paciente sobre determinado caso clínico.
Serviço:
Dia 26 de setembro às 19 horas
Local: Auditório da FACERES
Fonte: Marcela Pinoti