Cerca de 20 mil trabalhadores da Saúde de Rio Preto da rede pública e do setor privado serão os primeiros a ser vacinados contra a Covid-19 a confirmação veio por meio da Secretaria Municipal de Saúde que detalhou na quinta-feira (14) o plano municipal de vacinação. Deste total 12 mil serão vacinados nos próprios hospitais onde trabalham, 3 mil para os trabalhadores da Saúde de Rede Municipal e outros 7 mil trabalhadores que atuam na área em outros serviços que poderão se imunizar nos postos de vacinação. Fazem parte deste grupo prioritário também trabalhadores que dão apoio, tais como motoristas e terceirizados que atuam nas unidades e nos hospitais.

Segundo Aldenis Borin secretário de Saúde de Rio Preto os locais de vacinação estarão distribuídos em toda a cidade para evitar aglomerações.  Serão 29 postos de vacinação sendo 26 UBSs, a Eco Santo Antônio, a Swift e um drive  que será instalado no Recinto de Exposição. “Além das 26 unidades de saúde, serão criados pontos de vacinação em locais como escolas e centros comunitários. Optamos por não criar nenhum grande ponto de vacinação a fim de evitar aglomerações”, salientou Borin.

Expectativa – O secretário salientou que a vacinação começará no dia seguinte à entrega das doses, prevista para a próxima terça-feira, dia 19, conforme anúncio do Ministério da Saúde. Com isso, a imunização nos pontos de vacinação deve ter início na quarta-feira, dia 20 de janeiro.

Eficácia – o virologista professor da Famerp Maurício Nogueira e a gerente de imunização, Michela Dias Barcelos destacaram e trouxeram dos sobre a eficácia da vacina. “Os testes comprovam que o índice de imunização e de segurança da vacina são altos, acima do que é considerado satisfatório. São compatíveis com todas as vacinas que aplicamos normalmente”, destacou Nogueira.

Insumos – Michela destacou que a cidade conta com insumos, profissionais e infraestrutura suficientes para atender, com tranquilidade, a demanda das primeiras fases de vacinação. “Temos algodão, seringas, agulhas, bandagem e todo o material necessário já em estoque para vacinar os primeiros grupos. Além disso, já encomendamos o material para as próximas fases de imunização”, finalizou.

Acompanhe abaixo quais são as definições de categorias e profissões consideradas TRABALHADORES DA SAÚDE: 

Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal do Trabalhador com informações SMSC

Foto: Divulgação/SMCS

Deixe um comentário