A Secretaria Municipal do Trabalho e do Emprego de Rio Preto, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, com a Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto) e o Shopping Cidade Norte traz para o município a Carreta Móvel de cursos profissionalizantes do Programa Via Rápida.

Serão ofertados cursos presenciais e gratuitos de bartender e camareiro(a), totalizando 48 vagas. Os cursos são de curta duração e começam já em 28 de setembro. Os participantes terão direito a bolsa-auxílio* no valor de R$ 210.

“Os tipos de cursos disponibilizados são compatíveis com as necessidades do nosso mercado de trabalho, que é forte nos setores de serviços e comércio”, salientou o secretário interino do Trabalho Pedro Pezzuto.

Inscrições – Podem se inscrever candidatos e candidatas a partir de 16 anos, alfabetizados e residentes no Estado. As inscrições também são gratuitas e devem ser feitas até o dia 24 de setembro pelo site www.cursosviarapida.sp.gov.br

Prioridades – Caso o número de inscritos exceda ao de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência. A convocação dos candidatos selecionados será feita por e-mail. Para garantir certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas.

A carreta deve chegar ao estacionamento do Shopping Cidade Norte, na Avenida Alfredo Antônio de Oliveira, 2077, Jardim Planalto, no fim desta semana.

Bolsa-auxílio* – Os estudantes matriculados desde março 2021 nos cursos de qualificação do programa Via Rápida recebem bolsa única de R$ 210 para ajuda em suas despesas durante a realização do curso.

O auxílio será disponibilizado aos alunos que cumprem os requisitos e estejam frequentes após 10 dias de aula. O pagamento será feito por meio de código bancário, que o estudante usará para sacar em caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Rede 24 horas.

Para receber a bolsa-auxílio, além da frequência ao curso, o participante não pode estar recebendo seguro-desemprego ou outros auxílios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS

Deixe um comentário