Comemorando 15 anos de trajetória, o coletivo Cênica promove no próximo domingo, dia 29, das 16h00 às 20h00, na Praça das Rosas e em sua sede, no Jardim dos Seixas, em Rio Preto, o lançamento da edição 2022 do Projeto Território Cênico, que retoma o formato presencial depois de ser online em 2020, oferecendo uma programação diversa e gratuita, com música, dança, teatro, literatura, artes visuais, audiovisual e economia criativa. O objetivo é a formação de artistas e público e a difusão de trabalhos locais e de outras regiões do Estado de São Paulo. O projeto é viabilizado pelo ProAC Edital de Manutenção e Modernização de Espaços Culturais Independentes. 

No domingo, a Praça das Rosas receberá a exposição “#P3NARTE”, do coletivo que reúne Elissa Pomponio, Jef Telles, Jorge Etecheber, José Vitor Gomes, Tião Martins e Vinicius Dall’Acqua, surgido no contexto da pandemia, e que leva arte a áreas verdes da cidade; a contação de história “Contos, Lendas e Itans Africanos”, com a atriz Beta Cunha, que ressignifica peças de vestuário como lenços e xales e outros objetos para mostrar, de forma interativa e encenada, um pouco sobre as culturas africanas; o ensaio aberto “Experimento Corpo em Crise”, resultado de residência artística realizada pela Cia. Território da Dança em maio dentro do projeto para a construção de seu novo espetáculo, sob orientação de Cássia Heleno e Capelli; e o show musical “Antiexílio”, do cantor, poeta e compositor João Liossi. Já a Sede Cênica será palco da intervenção em dança “Embalagem”, com as atrizes Andressa Maria, também baterista, e Andrea Capelli, bailarina, que por meio da improvisação unem música e dança para contar por meio de seus corpos histórias de ser mulher, suas amarras, moldes e o romper de tais estruturas. 

Nos próximos meses, o projeto realiza outras sete ações dentro do projeto, sendo três oficinas, um intercâmbio de gestão cultural, um cineclube, um show musical e a feira feminista de economia criativa e solidária idealizada pelo coletivo Primavera nos Dentes. 

Todas as ações terão acesso gratuito e serão realizadas na Sede Cênica e na Praça das Rosas (a 50 metros da sede). O projeto contempla também ações relacionadas ao funcionamento da Sede Cênica, à aquisição de equipamentos e materiais, à remuneração de equipe de gestão e artistas envolvidos e à produção e edição de vídeo documental sobre o projeto. 

SERVIÇO:

Lançamento do Projeto Território Cênico 2022

Quando: Domingo (29/5), das 16h00 às 20h00

Onde: Sede Cênica (Avenida das Hortênsias, 265, Jardim dos Seixas, São José do Rio Preto/SP) e Praça das Rosas (Avenida das Hortênsias, em frente ao Colégio Criarte, a 50 metros da Sede Cênica)

Realização: Cia. Cênica, com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC)

Grátis

Mais informações: WhatsApp: (17) 99266-2490 

Siga a Cênica na internet: https://cenica.com.br | YouTube: /ciacenica | Facebook: @cia.cenica | Instagram: @_cenica 

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações assessoria

 

Deixe um comentário